metropoles.com

Estudo revela reversão de microcefalia em 2 bebês infectados com zika

Grupo de cientistas da Fiocruz e da Universidade da Califórnia anunciaram a boa notícia em publicação na revista Nature Medicine

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC/Reprodução
1 de 1 - Foto: EBC/Reprodução

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que duas crianças nascidas com microcefalia cujas mães contraíram o zika vírus durante a epidemia de 2015/2016 no Rio de Janeiro conseguiram reverter o quadro neurológico após o nascimento.

Uma das crianças alcançou a circunferência normal da cabeça conforme crescia. A outra atingiu a medida padrão após uma cirurgia no crânio. Em ambos os casos, o desenvolvimento neurológico das crianças foi normalizado – e confirmado aos 2 anos de idade. Segundo José Paulo Pereira Junior, um dos autores da pesquisa, a explicação pode estar relacionada à neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade do órgão reorganizar as vias de transmissão depois de algum dano. Porém, não há dados específicos sobre isso no trabalho divulgado na revista científica Nature Medicine.

O grupo acompanhou desde o pré-natal de mulheres grávidas infectadas pelo vírus até o terceiro ano de vida das crianças. Ao todo, foram avaliadas 216 crianças, sendo que oito delas nasceram com microcefalia. Desse total, metade apresentou melhorias neurológicas, oftalmológicas e motoras após o diagnóstico. Nesse grupo, estão os dois bebês que conseguiram atingir o desenvolvimento normal.

Vale ressaltar que as crianças avaliadas têm acompanhamento e tratamento específicos na Fiocruz. Isso significa que o resultado verificado não se aplica, necessariamente, outros bebês com esse quadro. (Com informações do jornal O Globo)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?