metropoles.com

Estudo relata caso de mulher curada de HIV sem tratamento médico

Médicos contam que argentina de 30 anos pode ter se curado após ação do próprio sistema imunológico contra o vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Justiça diz que demissão de funcionário com HIV foi discriminatória
1 de 1 Justiça diz que demissão de funcionário com HIV foi discriminatória - Foto: Divulgação

Um caso raro de cura do HIV foi relatado nesta terça-feira (16/11) por pesquisadores argentinos e americanos, na revista científica Anais de Medicina Interna. De acordo com os cientistas, uma mulher de 30 anos, moradora da cidade de Esperanza, na Argentina, pode ser a segunda pessoa a conseguir eliminar o vírus do corpo sem tratamento, apenas com a ação do próprio sistema imunológico.

Esperança, como ficou conhecida entre os médicos, foi diagnosticada com HIV em 2013, segundo divulgou o jornal O Globo. Ao analisar os exames de sangue feitos por ela entre 2017 e 2020, e o tecido placentário da moça após ela ter um bebê em março do ano passado, os cientistas relataram não ter encontrado o vírus do HIV com genoma intacto, um fator importante para a replicação viral.

Com isso, eles concluíram que a mulher pode ter alcançado naturalmente a cura esterilizante, quando não há vírus circulante e a eliminação dos reservatórios virais acontece mesmo sem a intervenção de terapias antirretrovirais.

Os cientistas não souberam explicar o que levou à cura espontânea, mas acreditam que o organismo da paciente tenha feito uma combinação natural de diferentes mecanismos imunológicos, que incluem as células T citotóxicas e o sistema imune inato, levando à interrupção da replicação viral.

Controladores de elite

Casos como o de Esperança ainda são raros na medicina. As pessoas que conseguem interromper a replicação viral sem medicamentos são conhecidas como “controladores de elite”.

Em agosto de 2020, a americana Loreen Willenberg, de 66 anos, foi a primeira pessoa na história a ser considerada curada do HIV sem ter passado por qualquer tratamento médico. Loreen foi infectada em 1992 e está há anos sem resultados positivos para o vírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?