Estudo mostra como afastar a preguiça e tornar o exercício um hábito
Pesquisa publicada na revista Nature examinou dados de mais de 60 mil pessoas para chegar a estratégias eficientes para manter a motivação
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das promessas de ano novo mais comuns é ser mais presente na academia. Porém, enquanto todo mundo começa janeiro animado para abraçar a vida fitness, em poucos meses, os aparelhos de ginástica estão vazios novamente.
Um estudo com mais de 60 mil pessoas conduzido nos Estados Unidos analisou os dados e a frequência de exercícios dos usuários de uma rede de academias para chegar às melhores estratégias para manter a motivação. Foram testadas 53 táticas para comparar quais são as mais eficientes em manter a frequência dos participantes.
A pesquisa foi feita pela Universidade da Pennsylvania e publicada na revista Nature na última quarta-feira (8/12). As melhores dicas, no final do levantamento, foram planejar quando você vai para a academia, colocar lembretes durante o dia para não esquecer, oferecer incentivos de frequência e desencorajar a falta de exercício por mais de um dia seguido.
Recompensas
Como incentivo, os pesquisadores ofereceram um bônus de 22 centavos na Amazon para cada vez que o participante fosse à academia — essa mudança aumentou a frequência em 9%. Caso a pessoa perdesse um dia de exercício, ganhava um adicional de nove centavos quando retornasse.
“Obviamente, a quantidade de dinheiro não importa, mas chama a atenção para a ideia de evitar perder muitos dias de academia. Isso aumentou a frequência em 27%, explica Katy Milkman, uma das responsáveis pelo estudo, em entrevista à CNN Internacional.
Os pesquisadores também passaram para os participantes a noção que fazer exercício era uma tendência, o que foi eficiente para aumentar a presença em 24% durante o mês analisado.