metropoles.com

Estudo investiga link entre drogas psicodélicas e saúde cardíaca

Pesquisa com 375 mil americanos mostrou menor incidência de doenças cardíacas entre pessoas que já usaram drogas deste tipo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Drogas psicodélicas
1 de 1 Drogas psicodélicas - Foto: Getty Images

Estudos sobre o uso de drogas psicodélicas no tratamento de doenças estão ganhando força ao longo das últimas décadas.

Um trabalho recente realizado por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, concluiu que o consumo de psicodélicos, como a ayuhuasca e o LSD, está relacionado a menores chances de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

No artigo publicado na revista Scientific Reports, o autor do estudo, Otto Simonsson, conta que a ideia da pesquisa surgiu a partir de resultados obtidos em um trabalho anterior, que foi publicado em março deste ano e apontou para uma relação entre o uso de substâncias psicodélicas e a redução do risco de sobrepeso e obesidade e de casos de hipertensão.

“Ambos (sobrepeso e hipertensão) são fatores de risco para as doenças cardiometabólicas. Portanto, queríamos olhar especificamente para a ligação entre o uso de psicodélicos ao longo da vida e a relação com essas doenças”, contou.

A nova pesquisa foi feita com base nos dados de cerca de 375 mil americanos que participaram da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, entre 2005 a 2014. No questionário, eles responderam se usaram as substâncias em algum momento da vida e se já tinham recebido diagnóstico de doenças cardíacas ou diabetes.

A prevalência dos dois indicadores juntos foi menor entre os que já tinham experimentado drogas psicodélicas. Entre as pessoas que afirmaram já ter usado, 2,3% relataram diagnóstico de doença cardíaca e 3,95% diabetes. Em contrapartida, entre os que nunca usaram drogas, 4,5% afirmaram ter diagnóstico de doença cardíaca e 7,7% diabetes.

Os resultados não permitem estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre o uso de psicodélicos e a prevenção dos problemas de saúde, mas indicam que há um campo a ser estudado.

Simonsson, o autor do trabalho, destaca que as descobertas indicam a necessidade de mais pesquisas para investigar se, de fato, há relação entre os psicodélicos e a saúde cardiometabólica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?