Novo estudo revela habilidade que facilita o orgasmo feminino
Pesquisadores descobriram que as mulheres atingem o orgasmo com 20% mais frequência e com mais satisfação durante a masturbação
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Essex, do Reino Unido, descobriram que a chave para orgasmos mais frequentes e satisfatórios nas mulheres está relacionada a um tipo específico de atenção ao corpo, chamado interocepção.
A interocepção é a capacidade de perceber sinais internos como batimentos cardíacos, respiração e sensações de toque, e foi apontada como essencial para atingir o clímax com maior frequência.
De acordo com a psicóloga Megan Klabunde, responsável pelo estudo, orgasmos mais frequentes e satisfatórios acontecem quando as mulheres conseguem sair de suas preocupações e focar nas sensações corporais. “As mulheres precisam deixar a cabeça de lado e sentir mais seus corpos para terem orgasmos mais frequentes e satisfatórios”, afirmou a pesquisadora, em comunicado de imprensa.
Orgasmos são mais frequentes durante a masturbação
Publicado na revista Brain Sciences em 9 de dezembro, o estudo envolveu 360 mulheres, que responderam a questionários sobre suas experiências sexuais e níveis de interocepção.
A pesquisa mostrou que orgasmos ocorrem cerca de 20% mais frequentemente durante a masturbação do que em encontros sexuais com parceiros. Isso acontece porque, ao estarem sozinhas, as mulheres conseguem focar totalmente nas sensações do corpo, sem distrações externas.
Além disso, a capacidade de confiar nessas percepções internas também foi associada a uma maior satisfação com o orgasmo. A cientista destacou que, enquanto a maioria dos estudos sobre o tema foca em disfunções sexuais, esta pesquisa aborda a compreensão do processo normal do orgasmo feminino e formas de enriquecê-lo.
“Uma melhor compreensão do processo até o orgasmo pode levar ao aumento do bem-estar das mulheres e à melhora da satisfação no relacionamento, tanto para elas quanto para seus parceiros”, afirmou.
Os resultados apontam para a importância de valorizar as sensações corporais durante os encontros sexuais, especialmente quando em parceria, promovendo não apenas a frequência, mas também a qualidade dos orgasmos femininos.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!