metropoles.com

Estudo diz que uso ocasional de maconha pode aumentar libido feminina

Pesquisa de médicos portugueses apontou que substância da maconha intensifica ação de hormônios femininos e aumenta o desejo sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metrópoles
Língua em seda de baseado - Metrópoles
1 de 1 Língua em seda de baseado - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

O uso de maconha pode aumentar a intensidade e prolongar o desejo sexual feminino, aponta um estudo realizado por médicos portugueses. A pesquisa, chefiada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em Portugal, apontou que substâncias presentes na planta interagem com os hormônios femininos e intensificam a libido.

A investigação foi publicada em fevereiro no European Journal of Neuroscience e envolveu dois grupos de ratinhas. Elas tiveram hormônios femininos injetados para estudar a interação de substâncias derivadas da maconha com o estradiol e a progesterona. Um dos grupos não recebeu a droga, enquanto o outro, sim.

O estudo mostrou que foi o THC, justamente o componente da cannabis que provoca alterações de comportamento, o responsável por um “expressivo aumento no desejo sexual em relação aos parceiros machos”. A libido foi “mais intensa” nos animais que receberam a substância do que nos que só tiveram injeções do hormônio.

“O que se verifica é que o THC aumenta a ativação dos mecanismos que desencadeiam a resposta sexual, ao mesmo tempo que aumenta a inibição dos mecanismos que deveriam terminar esta resposta”, explica a professora Susana Sá, responsável pelo estudo, ao site da FMUP. Ou seja, além de aumentar as expressões do desejo, o uso do THC fez com que ele se manifestasse por mais tempo.

Cuidados com o uso

A pesquisa, no entanto, esclarece que foram usadas doses “muito baixas” de THC e por um período curto, “como se representasse um uso ocasional da droga”. Para usos frequentes e doses maiores, o estudo não pode garantir que o resultado seria semelhante.

Além disso, o aparente benefício do uso da substância não anula os efeitos adversos do consumo, tanto em nível físico como emocional. O uso de cannabis, alertam os médicos, pode provocar dependência, aumenta o risco de psicoses e pode induzir a “comportamentos sexuais disruptivos”, sustentam.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?