metropoles.com

Estudo diz que Covid-19 pode causar danos neurológicos no futuro

Cientistas brasileiros afirmam que pacientes que tiveram a Covid-19 podem chegar a sofrer com Alzheimer a longo prazo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
4X-image/Getty Images
ilustração de coronavírus
1 de 1 ilustração de coronavírus - Foto: 4X-image/Getty Images

Responsável pela pandemia de Covid-19, o novo coronavírus pode atacar também o sistema nervoso central causando problemas neurológicos graves a médio e longo prazo, como Alzheimer. O alerta foi feito em um artigo publicado nesta terça-feira (21/04), na revista Trends in Neuroscience (do grupo Cell), e assinado por cientistas brasileiros.

Como a síndrome respiratória aguda é a principal característica das manifestações graves da Covid-19, a grande maioria dos estudos iniciais sobre a doença teve como foco o seu impacto no sistema respiratório. No entanto, aponta o trabalho, já existem evidências importantes sugerindo que o Sars-CoV-2 também infecta outros órgãos e pode afetar diferentes sistemas, dentre eles o nervoso.

“As descobertas emergentes indicam que, além do sistema respiratório, outros sistemas, incluindo o sistema nervoso central, podem ser afetados em pacientes com Covid-19”, afirmou Jorge Moll, da UFRJ e presidente do conselho do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), um dos autores do artigo.

Em um levantamento feito a partir de diversos estudos, os cientistas mostram que as doenças cerebrovasculares estão entre as comorbidades de pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e desenvolveram complicações respiratórias graves. Um dos estudos, cita o artigo, relata casos de isquemia em 20% de 113 pacientes mortos pelo coronavírus. Outro estudo avaliou 214 pacientes na China e concluiu que 36% deles tiveram alguma manifestação neurológica.

“Alterações neurológicas e da imagem cerebral, incluindo encefalite, foram descritas em pacientes com Covid-19”, confirma a diretora-presidente do Idor, Fernanda Tovar-Moll, que também assina o artigo.

O artigo lembra ainda que a conexão entre infecções virais e patologias do sistema nervoso central não é exatamente uma novidade e que as observações feitas dos casos de Covid-19 são semelhantes às notadas em casos de infecção por outros coronavírus, como Sars e Mers. Os autores notam, no entanto, que novos estudos ainda são necessários no caso específico da Covid-19.

“Os estudos sobre a invasão do sistema nervoso central por outros vírus, incluindo o vírus do Nilo Ocidental, zika e da herpes podem fornecer orientações sobre as principais áreas de investigação com o objetivo de estabelecer se e como a Sars-CoV-2 afeta o sistema nervoso central”, disse o professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas, da UFRJ, Sérgio Ferreira, um dos autores do artigo.

Pesquisador da Queens University, no Canadá, o brasileiro Douglas Munoz, também assina o artigo. Ele lembra que, dada a dimensão global da pandemia atual, é necessário considerar desde já os possíveis impactos a longo prazo da Covid-19 no cérebro.

“Ressaltamos a importância de acompanhar os pacientes nos próximos anos, pois a infecção por Sars-CoV-2 pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos”, concluiu Fernanda de Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, que também assina o artigo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?