metropoles.com

Estudo detalha casos de 3 pacientes que sofreram derrame pós-vacina

Apesar de eventos adversos graves serem muito raros, cientistas fazem alerta para que comunidade médica esteja preparada para o tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
VACINA covishield astrazeneca
1 de 1 VACINA covishield astrazeneca - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

Em uma carta publicada no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry, especialistas em AVC do Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia da University College London (UCL) descreveram a relação entre a vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 e a formação de coágulos arteriais em três adultos imunizados.

É a primeira vez que a vacina contra a Covid-19 é associada a derrames isquêmicos, coágulos em artérias responsáveis pela irrigação cerebral. Os relatos anteriores envolviam, especificamente, a trombose venosa cerebral, uma forma rara de AVC causada pelo bloqueio de veias.

Na carta, os autores descrevem três casos de jovens adultos que sofreram AVC isquêmico dias após a vacina: um homem asiático de 43 anos e duas mulheres, uma de 37 anos e outra de 35 anos – esta última faleceu dias após ter tomado a injeção.

O homem foi hospitalizado com problemas de fala e compreensão da linguagem três semanas depois de receber a vacina. Os exames mostraram um coágulo na artéria cerebral média esquerda. Ele recebeu uma transfusão de plaquetas e plasma, além de tratamento com remédios, e agora permanece estável.

A mulher de 37 anos sofreu dor de cabeça, confusão, fraqueza no braço esquerdo e perda de visão no lado esquerdo 12 dias após a vacina. O exame de imagem mostrou bloqueios em vários vasos importantes para a circulação do sangue, como as artérias carótidas, responsáveis por levar sangue para os hemisférios do cérebro, e as artérias que irrigam o coração e os pulmões.

Depois da remoção e reposição do plasma e tratamento intravenosos, a contagem de plaquetas aumentou e ela melhorou.

No último caso, a paciente de 35 anos relatou uma dor de cabeça intermitente no lado direito e ao redor dos olhos seis dias depois de receber a vacina. Cinco dias depois, ela acordou com sonolência e fraqueza no rosto, braço e perna esquerdos.

Ela foi submetida a uma cirurgia no cérebro para reduzir a pressão craniana, passou pela remoção e reposição de plasma e foi tratada com anticoagulantes, mas não resistiu.

Vacinação continua indicada
Os pesquisadores lembram que a incidência de eventos adversos graves relacionados à vacina é muito rara e bem menos comuns do que a ocorrência deste mesmo tipo de episódio em quadros graves de Covid-19. A indicação dos órgãos de saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as pessoas não deixem de se vacinar.

No entanto, os autores pedem que os imunizados estejam atentos a sintomas clássicos de derrame – como fraqueza no rosto, braço ou perna, ou fala prejudicada – no período entre quatro e 28 dias após a injeção. Caso esses sintomas surjam, é urgente que procurem serviços médicos.

“Pacientes jovens que apresentam AVC isquêmico após receberem a vacina Oxford/AstraZeneca devem ser avaliados urgentemente para VITT (trombocitopenia trombótica imune induzida por vacina) com testes laboratoriais (incluindo contagem de plaquetas, dímeros D, fibrinogênio e anticorpos anti-PF4) e gerenciados por uma equipe multidisciplinar (hematologia , neurologia, acidente vascular cerebral, neurocirurgia, neurorradiologia) para acesso rápido a tratamentos, incluindo imunoglobulina intravenosa, metilprednisolona, plasmaférese e anticoagulantes não hepáticos, por exemplo fondaparinux, argatroban ou anticoagulantes orais diretos”, sugerem.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?