metropoles.com

Estudo com gêmeos mostra que amor aos cachorros está no DNA. Entenda

Uma pesquisa comparou a decisão de gêmeos idênticos e não idênticos a respeito de ter ou não um pet em casa. Os idênticos costumam concordar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rasulovs, Istock
Cachorro com dono
1 de 1 Cachorro com dono - Foto: Rasulovs, Istock

Um estudo publicado no periódico Scientific Reports trouxe indícios de que a genética tem influência importante sobre a decisão de manter ou não um animal de estimação em casa, informa a BBC Brasil.

A pesquisa, realizada na Suécia, partiu de uma análise sobre o comportamento de irmãos gêmeos, comparando se eles tinham ou não um cachorro. No país, os donos de cachorros são obrigados a fazer um registro público. Os cientistas descobriram que as taxas de concordância entre os gêmeos a respeito da posse de cães são muito maiores quando eles são idênticos do que quando eles são não-idênticos.

Em outras palavras, quando compartilham o mesmo código genético, é comum que eles tenham o mesmo comportamento em relação a posse de animais de estimação. A comparação permite afirmar que a genética desempenha um papel na escolha.

“Tal tipo de estudo não pode nos dizer exatamente quais genes estão envolvidos, mas pelo menos demonstra, pela primeira vez, que a genética e o ambiente desempenham papéis iguais na determinação da posse de cães”, afirmou Patrik Magnusson, professor de epidemiologia no Departamento de Epidemiologia Médica e Bioestatística no Instituto Karolinska, na Suécia, à BBC.

O próximo passo será tentar identificar se há variantes genéticas relacionadas à tendência de desenvolver alergias a animais ou à capacidade de se dar bem com eles, compreendendo suas necessidades, ou, até mesmo, ao sentimento de temor aos cães que algumas pessoas sentem e outras não.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?