metropoles.com

Estudo busca explicar por que existem pacientes com Covid-19 assintomáticos

Hipótese é que o coronavírus esconda o próprio código genético para evitar que o organismo perceba a invasão e se defenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

Uma das principais dúvidas dos cientistas quanto à Covid-19 é por que a doença atinge pessoas de maneiras tão distintas. Enquanto algumas chegam a ser hospitalizadas e até morrem em decorrência da infecção, muitas nem chegam a apresentar sintomas. Mas, ainda assim, os assintomáticos podem transmitir o micro-organismo e contaminar outras pessoas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca, parece estar perto de descobrir a resposta para o questionamento. A maioria dos sintomas leves do coronavírus não é exatamente por conta do micro-organismo e, sim, uma resposta do corpo à infecção.

A febre e a tosse, por exemplo, são reações clássicas aos vírus que se estabelecem no trato respiratório, seja para tentar eliminá-los ou avisar o resto do corpo sobre a invasão. Por isso, os sintomas da gripe comum e da Covid-19 são tão parecidos.

O time dinamarquês descobriu que o coronavírus simplesmente passa pelo organismo de algumas pessoas sem ser detectado e, por isso, muitos nem chegam a desenvolver sintomas, uma vez que o organismo não percebeu que foi invadido.

Ao chegarem ao pulmão, os vírus são recebidos por macrófagos alveolares, estruturas responsáveis por produzir interferons (proteínas ligadas à inflamação do sistema para matar o invasor).

Isolados em laboratório, os coronavírus mostraram ser capazes de esconder seu código genético, enganando os macrófagos e passando desapercebidos. Assim, não são desencadeadas as estratégias de defesa do organismo – e o paciente não sente os primeiros sintomas associados à infecção.

Em alguns casos, o vírus não evolui e é, eventualmente, eliminado. Em outros, os pacientes não sentem sintomas até que o micro-organismo tenha se multiplicado e atingido outros órgãos, e o corpo reage com atraso.

Os resultados foram publicados na revista científica EMBO Reports, e os cientistas sugerem que outros estudos sejam realizados para entender melhor como o coronavírus se disfarça e passa pelas defesas do organismo.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?