Compartilhar notícia
O período que antecede a menopausa e a pós-menopausa pode trazer diversos desconfortos, como as ondas de calor, o aumento de gordura corporal e a dificuldade de emagrecimento.
Um estudo publicado no The Journal of the Menopause Society indica que o exercício físico, em especial o pilates, a yoga e o tai chi podem oferecer muitos benefícios nessa fase.
Efeitos do pilates, yoga e tai chi na menopausa
Os autores do estudo usaram quatro bases de dados eletrônicas da PubMed, Embase, Cochrane Central Register of Controlled Trials e Web of Science para fazer a pesquisa. Todas analisadas sistematicamente desde o início até julho de 2023.
A pesquisa se baseou em 11 ensaios clínicos randomizados – com um total de 1.005 participantes – para examinar o impacto das intervenções de exercícios que focam na mente e corpo durante a perimenopausa e no pós-menopausa.
Um problema comum nas mulheres é a aceleração da reabsorção óssea nesse período, o que pode causar osteoporose. Os efeitos benéficos do exercício devem-se ao estresse do músculo esquelético, que regula a massa óssea.
O estudo destacou na sequência que a prática de yoga aumenta os níveis de melatonina, hormônio essencial na regulação do sono, e as concentrações cerebrais de Gaba (Ácido gama-aminobutírico), neurotransmissor inibitório para melhora dos padrões de sono. Na sequência, foi citado que o exercício mente-corpo aumenta o foco e melhora o humor ao mesmo tempo em que modula o estresse em transtornos emocionais.
Leia a matéria completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!