metropoles.com

Estudo atesta segurança de tratamento com plasma sanguíneo para Covid-19

Pacientes tratados nos dez primeiros dias de sintomas evoluíram melhor, segundo pesquisadores dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
doação-de-plasma
1 de 1 doação-de-plasma - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um estudo brasileiro feito com 104 pessoas diagnosticadas com Covid-19 mostrou que o tratamento com plasma sanguíneo de convalescente – a parte líquida do sangue que contém os anticorpos gerados durante o combate à doença –  é seguro e pode trazer benefícios se administrado precocemente.

No método, os cientistas fazem a transfusão do sangue rico em anticorpos contra o Sars-CoV-2 obtido de doadores que já se recuperaram da infecção para pessoas doentes para reduzir a carga viral no organismo e evitar o agravamento do quadro.

Os pesquisadores dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) observaram que pacientes tratados com a terapia nos dez primeiros dias de sintomas evoluíram melhor.

Durante o estudo, 104 voluntários com mais de 18 anos e com comprometimento respiratório relevante foram tratados em diferentes fases da doença e com quantidades variadas. Uma parte delas estava internada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e os demais em vias de serem internados.

Os que estavam produzindo anticorpos próprios antes de serem submetidos à terapia foram mais beneficiados do que os que não tinham.

O artigo com os resultados foi publicado na plataforma medRxiv e ainda precisa passar pela revisão de outros especialistas para ser publicado em revista científica. Os pesquisadores reconhecem que o estudo foi limitado por não ter incluído um grupo controle tratado com placebo. (Com informações da Agência Fapesp)

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?