metropoles.com

Estudo aponta que terapia CAR-T funciona contra 3 doenças autoimunes

Pesquisadores alemães tiveram bom resultados ao usar a terapia CAR-T contra um tipo de lúpus, esclerose sistêmica e um grupo de miopatias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles DF
Foto colorida de cientista em laboratório - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de cientista em laboratório - Metrópoles - Foto: Metrópoles DF

A terapia que se mostrou mais promissora no tratamento contra o câncer nos últimos anos é a CAR-T. Agora, pesquisas mostram que a técnica também pode funcionar contra doenças autoimunes.

A mais recente delas foi apresentada em 9 de dezembro no congresso da Sociedade Americana de Hematologia. O estudo feito por cientistas do Centro de Pesquisa em Câncer da Bavária, na Alemanha, mostrou que 15 pacientes com miopatias inflamatórias idiopáticas (MIIs), lúpus eritematoso sistêmico (LES) e esclerose sistêmica (ES) tratados com o CAR-T foram basicamente “curados”.

Todos os pacientes estão sem sintomas das doenças — os primeiros receberam o tratamento há mais de dois anos.

A terapia CAR-T é feita pela manipulação das células de defesa T do paciente em laboratório. As unidades são geneticamente modificadas para produzir uma proteína específica e reintroduzidas no organismo. Quando voltam, elas passam a atacar as células imunes B, que estão envolvidas em algumas doenças autoimunes e cânceres.

Os pacientes que participaram do estudo alemão não apresentaram efeitos adversos graves. Os cientistas apontam que ainda é cedo para apontar que o sucesso foi apenas por conta da terapia CAR-T, já que muitos voluntários já tinham feito tratamento quimioterápico anteriormente.

“Estamos apenas no começo. Existe muito que pode ser feito agora e era completamente impensável há uma década”, diz a cientista Marcela Maus, que estuda a terapia, em entrevista à revista Nature.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?