metropoles.com

Estudo aponta que personalidade pode influenciar na disfunção erétil

Pesquisa realizada em Taiwan aponta que pacientes pessimistas e tímidos podem ter mais propensão a ter o problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Casal sentado na cama com problemas
1 de 1 Casal sentado na cama com problemas - Foto: Getty Images

Pesquisadores de Taiwan apontam que homens com alguns traços de personalidade específicos estão mais propensos a sofrer com a disfunção erétil, quadro que dificulta a vida sexual do paciente. De acordo com o estudo, a condição é mais prevalente em indivíduos pessimistas e tímidos.

A disfunção erétil acontece quando o homem tem dificuldade para sustentar uma ereção durante a relação sexual. Além das causas crônicas, como diabetes e pressão alta, fatores psicológicos também podem ser determinantes para que a disfunção ocorra — alguns exemplos são a depressão, ansiedade e o estresse.

A pesquisa realizada pela Universidade Nacional Yang Ming Chiao Tung analisou 1.740 taiwaneses sexualmente ativos com idades entre 20 e 40 anos de idade — deste grupo, 941 (54,1%) tinha personalidade tipo D, caracterizado pelo pessimismo e timidez. Os resultados foram publicados na revista científica The Journal of Sexual Medicine.

De todo o grupo avaliado, 360 (15,9%) foram diagnosticados com a disfunção. A porcentagem sobe para 19,4% quando analisados só os participantes que têm personalidade tipo D. Esses mesmos pacientes também foram os que apresentaram maior propensão para depressão, tabagismo, sedentarismo e seguir uma dieta pobre em nutrientes — todos os fatores influenciam no desenvolvimento da disfunção erétil.

Estudos anteriores mostram que pessoas com depressão têm 40% mais chance de desenvolver a condição. Os homens que fazem parte do grupo com o problema também procuram menos ajuda médica e não seguem bem conselhos dos profissionais de saúde.

Porém, os responsáveis pela pesquisa afirmaram que não avaliaram o histórico medico dos pacientes, ou seja, não incluíram outros problemas de saúde que podem ter desencadeado a condição além dos fatores mentais.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?