metropoles.com

Estudo aponta que Coronavac é 86,3% eficaz contra mortes por Covid

Vacina da Sinovac é a mais utilizada no Chile, que já protegeu 55% de sua população e é o país mais avançado na vacinação da América Latina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instituto Butantan
Coronavac
1 de 1 Coronavac - Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Pesquisa chilena comprova que entre aqueles que foram imunizados com as duas doses da Coronavac, a eficácia da vacina é de 65,9% para a prevenção da Covid-19, de 87,5% para a prevenção da hospitalização, de 90,3% para a prevenção de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e de 86,3% para a prevenção de morte causada pelo vírus.

O estudo chileno foi publicado nesta quarta-feira (7/7) no New England Journal of Medicine, um dos mais conceituados periódicos da medicina no mundo. Dessa forma, se tornou o primeiro estudo que comprova a efetividade da Coronavac publicado em revista científica. Os resultados podem servir de escudo para as críticas que a vacina da Sinovac tem recebido, inclusive no Brasil.

Até o momento, cerca de 55% da população chilena já foram vacinados com duas doses de imunizantes. Além da Coronavac, o país também aprovou o uso da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Janssen e CanSino.

Os cientistas analisaram 10,2 milhões de chilenos, com idade a partir dos 16 anos e registrados no sistema nacional de saúde pública do país, totalmente imunizados com a Coronavac, que é a mais utilizada no país andino. O período de análise foi entre 2 de fevereiro e 1º de maio deste ano. A Coronavac foi aprovada para uso emergencial no país em 20 de janeiro e a campanha de vacinação começou no início de fevereiro.

Os cientistas que conduziram o estudo explicam na publicação que não focaram nos resultados de outras vacinas porque boa parte das publicações científicas sobre eficácia de vacinas tem se voltado para os imunizantes que utilizam a tecnologia do RNA mensageiro, como a da Pfizer e a da Moderna. “Nós nos concentramos nos resultados da vacina Coronavac porque representam o pilar da estratégia de vacinação no Chile”, justificaram.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?