Estudo aponta idade exata em que efeitos do envelhecimento aparecem
Pesquisa comandada por brasileiros definiu a faixa etária a partir da qual os malefícios do envelhecimento aparecem no corpo
atualizado
Compartilhar notícia
Envelhecer é um processo diário. Mesmo com uma alimentação bem planejada e exercícios físicos regulares, os efeitos do acúmulo dos anos são inevitáveis.
Uma pesquisa comandada por fisioterapeutas e químicos brasileiros da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), apoiados pela Fapesp, parece ter descoberto a partir de qual idade os inconvenientes do envelhecimento aparecem e começam a modificar o funcionamento do corpo.
Curiosamente, o que parece disparar o relógio da terceira idade é a produção de um ácido pelo nosso próprio organismo.
Régua para medir o envelhecimento
Segundo o estudo, a partir dos 60 anos o corpo aumenta significativamente a produção do ácido hipúrico, uma substância que ajuda a regular o metabolismo. Sua produção intensa, porém, acaba prejudicando o funcionamento dos rins e alterando a absorção de nutrientes pelo intestino.
Outro indicativo de que cruzar a linha dos 60 anos é importante para os efeitos do envelhecimento é a queda na produção de aminoácidos como o BCAA. Eles são responsáveis por ajudar o corpo a absorver as proteínas e, sem eles, não acumulamos massa muscular.
Porém, tanto a produção do ácido como a redução dos aminoácidos parecem ser uma estratégia de proteção do corpo. O ácido fortalece o pâncreas e ajuda o corpo a absorver mais nutrientes para lidar com um metabolismo mais lento. Já os aminoácidos caem para reduzir as tendências de câncer.
Como escapar dos efeitos?
A pesquisa foi publicada na revista Nature e envolveu 118 pessoas de diferentes faixas etárias. Os investigadores afirmam que a identificação destas mínimas mudanças pode ajudar a pensar em novas terapias médicas no futuro.
Como são estratégias de proteção do organismo, não basta apenas eliminá-las: é preciso entender como funcionam e qual seria a dose correta para reverter o envelhecimento sem prejudicar o corpo.
Por enquanto, não há solução mágica que não seja a velha conhecida: ter uma boa alimentação e uma rotina regular de exercícios físicos. Como as principais consequências do envelhecimento estão no funcionamento do coração e dos pulmões, quem tem boa condição de saúde pode atravessar os 60 sem nem perceber o peso dos anos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.