metropoles.com

Estudo americano indica que coronavírus também ataca o coração

Responsável por criar uma inflamação no corpo, o vírus iria além dos pulmões, agravando ou dando origem a doenças cardíacas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandru Acea/Unsplash
coração em fundo preto
1 de 1 coração em fundo preto - Foto: Alexandru Acea/Unsplash

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica JAMA Cardiology, o coronavírus ataca, além dos pulmões, o coração. Depois de revisar informações e outros estudos sobre o SARS e MERS (coronavírus que causaram epidemias nos últimos anos), os pesquisadores acreditam que a Covid-19 causa uma inflamação no corpo que afetaria também o coração.

A principal descoberta é que essas infecções virais podem desencadear doenças cardíacas como arritmias, síndromes coronárias agudas e desenvolvimento de falência cardíaca por conta da resposta inflamatória do corpo ao vírus.

Comparando esses dados com informações sobre o novo coronavírus (os pacientes com cardiopatias estão no grupo de risco e são os que mais morrem no Brasil pela Covid-19), os cientistas descobriram que pessoas em estado grave por causa do Sars-Cov-2 tem uma alta no marcador troponina, que indica uma lesão no músculo cardíaco, o que seria desencadeado pela inflamação generalizada.

A pesquisa confirma a necessidade de isolamento e cuidados especiais com pacientes cardiopatas durante a epidemia do coronavírus. A taxa de mortalidade desta população chega a 10,5%, de acordo com o American College of Cardiology.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?