metropoles.com

Estudo revela alimentos que podem reduzir o risco de demência em 28%

A pesquisa mostrou que uma dieta rica em flavonoides, presente em alimentos como frutas, chás e vinho, pode reduzir o risco de demência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
alimentos que podem reduzir o risco de demência
1 de 1 alimentos que podem reduzir o risco de demência - Foto: null

Manter uma alimentação saudável é essencial para garantir a qualidade de vida e prevenir diversas doenças. Um estudo recente revelou que incluir certos alimentos no cardápio pode reduzir em até 28% o risco de desenvolver demência.

A pesquisa, publicada na revista científica JAMA Network Open em 18 de setembro, revelou que dietas ricas em flavonoides, compostos bioativos encontrados em frutas, verduras, chás e vinhos e conhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podem estar associadas a uma redução significativa no risco de demência.

“Nossas descobertas mostram que o consumo de seis porções adicionais de alimentos ricos em flavonoides por dia, em particular frutas vermelhas, chá e vinho tinto, foi relacionado a um risco 28% menor de demência. Os resultados foram mais notáveis ​​em indivíduos com alto risco genético, bem como naqueles com sintomas de depressão”, escreveram os autores no artigo.

Consumo de alimentos com flavonoides e o risco de demência

O estudo observacional realizado no Reino Unido analisou a relação entre a ingestão de flavonoides e o risco de demência utilizando dados do UK Biobank, um grande banco de dados populacional com mais de 500 mil homens e mulheres de 40 a 70 anos que foram recrutados entre 2006 e 2010. Eles foram avaliados por meio de questionários e exames físicos em 22 centros regionais no país.

Para a pesquisa, foram incluídos 121.986 participantes que realizaram pelo menos duas avaliações dietéticas e apresentaram ingestão energética dentro de limites de 800 a 4200 kcal/dia para homens e 600 a 3500 kcal/dia para mulheres.

Além disso, foram analisadas informações detalhadas sobre dieta, idade e histórico de saúde, sendo excluídos aqueles que retiraram o consentimento ou já tinham diagnóstico de demência antes do término do período de avaliação.

Os resultados mostraram que uma dieta rica em flavonoides, especificamente frutas vermelhas, chá e vinho tinto tiveram menos risco de desenvolver a doença.

O diagnóstico de demência foi identificado por meio de registros hospitalares e certidões de óbito, com a análise de casos primários ou secundários, além de causas relacionadas à morte.

Confira alimentos ricos em flavonoides

  • Uva;
  • Laranja;
  • Limão siciliano;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Frutas vermelhas;
  • Alcachofra;
  • Cebola roxa;
  • Maçã;
  • Vinho tinto;
  • Chás (verde e preto);
  • Chocolate amargo.
Mão feminina segurando um punhado de frutas vermelhas
Frutas vermelhas possuem composto que diminui risco de demência

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?