metropoles.com

Estudo aponta remédios de outras doenças que servem para câncer

Segundo pesquisa da Universidade de Harvard, medicamentos para diabetes, alcoolismo e até artrite canina apresentam resultados contra doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joshua Coleman/Unsplash
Imagem colorida mostra várias pílulas coloridas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra várias pílulas coloridas - Metrópoles - Foto: Joshua Coleman/Unsplash

Segundo pesquisadores das Universidades de Harvard e Massachusetts e do Instituto de Câncer Dana-Farber, nos Estados Unidos, 49 remédios já aprovados no país para outras doenças podem ajudar no tratamento do câncer. Medicamentos usados para diabetes, alcoolismo e até artrite em cachorros podem ser modificados para atuar em tumores.

Foram testados 4.518 remédios. “Pensamos que seria muita sorte achar um composto com propriedades anti-câncer e ficamos surpresos de encontrar tantos”, diz Todd Golub, co-autor do estudo ao Daily Mail.

O tratamento mais comum para o câncer é a quimioterapia, que funciona atacando enzimas envolvidas na divisão celular que permitem o crescimento do tumor. Os cientistas estão, agora, procurando outros caminhos para cortar o combustível das neoplasias.

Quatro das 49 drogas se mostraram ainda mais promissoras. O medicamento para tratar dependência alcoólica, por exemplo, é muito barato e funciona bem em cânceres que não possuem pedaços de cromossomos — algo comum em câncer de mama, e que pode dificultar o tratamento.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, ainda faltam muitos testes e estudos para começar a usar, de fato, os remédios da lista no tratamento do câncer. Porém, isso pode demorar menos e ser bem mais barato do que desenvolver uma nova droga do zero.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?