Estudo aponta remédios de outras doenças que servem para câncer
Segundo pesquisa da Universidade de Harvard, medicamentos para diabetes, alcoolismo e até artrite canina apresentam resultados contra doença
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo pesquisadores das Universidades de Harvard e Massachusetts e do Instituto de Câncer Dana-Farber, nos Estados Unidos, 49 remédios já aprovados no país para outras doenças podem ajudar no tratamento do câncer. Medicamentos usados para diabetes, alcoolismo e até artrite em cachorros podem ser modificados para atuar em tumores.
Foram testados 4.518 remédios. “Pensamos que seria muita sorte achar um composto com propriedades anti-câncer e ficamos surpresos de encontrar tantos”, diz Todd Golub, co-autor do estudo ao Daily Mail.
O tratamento mais comum para o câncer é a quimioterapia, que funciona atacando enzimas envolvidas na divisão celular que permitem o crescimento do tumor. Os cientistas estão, agora, procurando outros caminhos para cortar o combustível das neoplasias.
Quatro das 49 drogas se mostraram ainda mais promissoras. O medicamento para tratar dependência alcoólica, por exemplo, é muito barato e funciona bem em cânceres que não possuem pedaços de cromossomos — algo comum em câncer de mama, e que pode dificultar o tratamento.
De acordo com os responsáveis pela pesquisa, ainda faltam muitos testes e estudos para começar a usar, de fato, os remédios da lista no tratamento do câncer. Porém, isso pode demorar menos e ser bem mais barato do que desenvolver uma nova droga do zero.