Estudo: 10 minutos de exercício por dia já diminuem risco de depressão
Pesquisa da Universidade de Cambridge mostra que 1,25 horas de caminhada por semana diminuem 18% do risco de desenvolver depressão
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apenas 10 minutos de caminhada por dia já são suficientes para diminuir 18% do risco de depressão. O estudo, publicado na revista científica JAMA Psychiatry na quarta (13/4), revisou dados de 15 levantamentos envolvendo 190 mil pessoas.
Os benefícios são ainda maiores para quem faz mais exercício: indivíduos que caminham 2,5 horas por semana (21 minutos por dia) têm 25% menos chance de desenvolver depressão, quando comparados a pessoas que não fazem exercícios.
“Nossos achados têm importantes implicações para profissionais de saúde que fazem recomendações de estilo de vida para pacientes, especialmente para aqueles que estão inativos e podem achar que a recomendação da OMS não é realista”, escrevem os pesquisadores. A Organização Mundial de Saúde recomenda de 20 a 40 minutos de atividade física de moderada a intensa por dia.