Estresse constante pode acarretar problemas de saúde. Entenda
Episódios frequentes de estresse no dia a dia estão associados a problemas como obesidade, doenças cardíacas e hipertensão
atualizado
Compartilhar notícia
É fato que o estresse tem uma conotação negativa. No entanto, ele é uma resposta fisiológica comportamental normal do ser humano que surge em resposta a um evento que traz o sentimento de medo ou ameaça.
Diversas situações podem ocasionar estresse, tais como problemas de relacionamento ou financeiros; sobrecarga de trabalho e chefe hostil; mudanças e nova rotina; incertezas, angústias e até má alimentação, além de sono insuficiente e dores.
A médica especializada em saúde mental, com foco em ansiedade e depressão, Tamires Cruz, explica que o estresse se torna um problema quando é experimentado com constância na rotina. Não raramente, o quadro acarreta sintomas físicos, emocionais e psicológicos, comportamentais e cognitivos.
O estresse constante tem efeitos na rotina
Entre os sintomas psicológicos do estresse, a médica destaca a baixa autoestima. “Isso pode acontecer principalmente se o indivíduo tem a impressão de que as pessoas ao seu redor têm sucesso em suas carreiras e ele não. Por isso, começa a sentir-se muito negativo sobre a vida, e acaba por perder o interesse em seus sonhos ou na busca deles”, afirma.
De acordo com Tamires, o estresse pode levar à depressão, um de seus efeitos mais graves. Sobre os sintomas emocionais, a profissional afirma que pessoas muito estressadas ficam mais suscetíveis a oscilações de humor, com irritações constantes e também se sentem agitadas e não relaxadas. “Costumam ainda acreditar serem solitárias, mesmo que não sejam, tornando-se assim deprimidas e infelizes”, comenta.
Confira a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.