Estratégias para enfrentar as ceias de fim de ano sem “jacar”
Natal e Ano Novo vem aí e conversamos com especialistas para ajudá-lo a não exagerar na comilança
atualizado
Compartilhar notícia
Chega o fim do ano e a história se repete. Confraternizações, mesas fartas com comidas de todos os tipos, panetone e rabanada no café da manhã e, em alguns casos, muita bebida. E, de repente, você exagerou, saiu da linha, a roupa apertou e até os ponteiros da balança mudaram. Mas, calma, antes de chegar a essas consequências, separamos três dicas para você se controlar e fazer diferente desta vez.
“O problema do fim do ano é que as pessoas acham que nunca mais vão comer aquelas comidas na vida, então exageram. Dá pra comer o chester nos outros dias também, é uma questão de equilibrar”, aponta Múria Carla, psicóloga em Terapia Cognitiva Comportamental e coach de Emagrecimento. O exagero é o que causa problemas na saúde e aumento de peso, segundo a especialista, e pode resultar até em problemas emocionais.
A velha e sábia premissa sempre cabe neste contexto: equilíbrio. E para não se deixar levar pela abundância, nem ficar preso em muitas restrições, separamos três dicas inteligentes pra as ceias do fim de ano:
1. Converse mais, coma menos
Algumas pequenas atitudes podem ajudar. Nesse caso, Múria, indica, por exemplo, não ficar em volta da mesa de comida. A confraternização também é um momento de conversa e diversão, não só para comer e beber. Quando for se servir, escolha um prato pequeno. E antes de sair de casa coma uma salada para não chegar com tanta fome.
2. Não deixe de fazer exercício
Quando chegam as confraternizações de fim de ano muita gente deixa os exercícios físicos de lado. “Dá pra fazer exercício antes das comemorações, não precisamos esquecer de nos cuidar”, aponta Múria.
3. Saiba fazer escolhas
O segredo é o que você vai escolher. Nas comidas, dê preferencias para os itens mais saudáveis. O conselho do nutricionista Daniel Novais é priorizar as proteínas. “O peru é uma ótima opção de carne magra para o Natal, pois é um fonte proteica, com baixo teor de gordura”, sugere. No lugar dos doces, dê preferencia para as frutas e, se realmente não quiser passar vontade, coma uma porção pequena de doce.
Nas bebidas, evite as cervejas porque, além de serem calóricas, elas aumentam o desejo por comida. O melhor são os vinhos brancos e o gin, que possuem menos calorias.