metropoles.com

6 estratégias para evitar o ganho de peso no período de festas

Endocrinologista alerta para os exageros cometidos nas festas de fim de ano. Ela destaca dicas para não engordar e aproveitar comemorações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Família à mesa durante a ceia do Natal. Na imagem é possível ver mãe, pai e filha, todos negros e com roupas brancas, pretas e verde. - Metrópoles
1 de 1 Família à mesa durante a ceia do Natal. Na imagem é possível ver mãe, pai e filha, todos negros e com roupas brancas, pretas e verde. - Metrópoles - Foto: Getty Images

As confraternizações de fim de ano, as festas de Réveillon e as ceias de Natal são caracterizadas por mesas fartas e exageros alimentares. Algumas pessoas aproveitam essas situações se empanturrar de comida e bebida, o que pode resultar em aumento de peso.

Segundo a endocrinologista Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela USP, alimentos com maior densidade energética, porções maiores, aumento no consumo de bebidas calóricas e redução no nível de atividades físicas são fatores que podem contribuir para o ganho de peso nessa época do ano.

“Até pessoas que foram regradas com a alimentação ao longo do ano não resistem à tentação e acabam se deixando levar pelas iguarias, sem pensar nas consequências. A dica é tentar manter o equilíbrio sem restrições mas também sem exageros”, diz Claudia.

Confira algumas estratégias da endocrinologista para evitar o ganho de peso durante o mês de dezembro:

1. Prepare sanduíches

A médica aconselha substituir refeições por sanduíches mais frugais, com peito de peru, alface, tomate, milho, cenoura picada e queijo branco. Dê preferência ao pão light ou ao integral, rico em fibras. Evite usar molhos, maionese ou manteiga.

2. Evite os salgados

O salgado está sempre presente em reuniões de amigos e familiares. O ideal é optar pela versão assada, como empanadas, pães de forno, esfihas, empadas e quiches. Mesmo sendo calóricos, eles são mais saudáveis do que as alternativas fritas, como coxinhas, quibes, croquetes, bolinhas de queijo e risoles.

3 imagens
Tente manter o padrão alimentar. O exagero de sal e comidas pesadas pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de colesterol e triglicérides
Escolhas saudáveis são a chave para a consciência não pesar depois
1 de 3

Não exagere nas bebidas de fim de ano e mantenha boa ingestão de água

Giselleflissak/GettyImages
2 de 3

Tente manter o padrão alimentar. O exagero de sal e comidas pesadas pode piorar a compensação da hipertensão e elevar os níveis de colesterol e triglicérides

MaFelipe/GettyImages
3 de 3

Escolhas saudáveis são a chave para a consciência não pesar depois

FG Trade/GettyImages

 3. Não pule as saladas

Antes de ir para o prato principal, o ideal é comer um prato generoso de folhas e leguminosas, de preferência, temperado apenas com azeite e sal. Além de ajudar na digestão, a salada aumenta a saciedade, evitando o exagero na hora de comer alimentos mais calóricos e gordurosos.

4. Controle a gula

“Não é fácil olhar para a mesa e não querer comer muito de tudo, mas seja racional. Antes de pegar o prato, olhe para as opções. Escolha o que você realmente quer e exclua o que seria apenas gula. Como as ceias costumam ser fartas, pegue uma porção pequena de cada alimento. Caso contrário, seu prato ficará muito maior do que você precisa”, afirma Claudia.

5. Resista aos doces

A hora da sobremesa é cruel para quem não resiste a um doce. Neste caso, a sugestão é escolher uma fatia e/ou porção moderada da sua opção preferida. Outro ideia interessante é considerar comer frutas para saciar a vontade de açúcar.

6. Beba com moderação

“Além das comidas, as festas de fim de ano são regadas a bebidas alcoólicas. Entretanto, beber em excesso causa desidratação, inchaço e alterações no fígado. Beber água entre um drinque e outro é uma forma de amenizar as consequências que o álcool causa”, afirma a endocrinologista.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?