Esteatose hepática: saiba como evitar o acúmulo de gordura no fígado
Condição de saúde atinge cerca de 30% da população mundial e, se não tratada, pode evoluir para quadros mais graves, como câncer de fígado
atualizado
Compartilhar notícia
A esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura, o que causa a inflamação do órgão. Na maioria dos casos, o problema é desencadeado pelo consumo excessivo de álcool, hepatite viral, diabetes, obesidade, colesterol alto ou uso prolongado de alguns medicamentos.
A condição de saúde atinge cerca de 30% da população mundial e, caso não tratada, pode evoluir para quadros mais graves, como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. Entre as principais causas da esteatose hepática estão o consumo crônico de álcool, colesterol alto, aumento de triglicérideos, hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e obesidade.
Como prevenir?
Para evitar o acúmulo de gordura no fígado, é necessário ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Há também outras dicas:
- Evitar o consumo excessivo de sódio, gordura e açúcar;
- Substituir refrigerante e sucos artificiais por água ou sucos naturais;
- Investir em frutas e legumes;
- Evitar alimentos industrializados e ultraprocessados.
Para ler reportagem completa acesso o site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.