metropoles.com

Esteatose hepática: conheça a doença silenciosa de Jojo Todynho

A artista tem vivido rotina de mudança de hábitos e descobriu que possui o acúmulo de gordura no fígado. Saiba como identificar e tratar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Jojo Todynho posa de blusa nula manga roxa - bariátrica - metrópoles
1 de 1 Jojo Todynho posa de blusa nula manga roxa - bariátrica - metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

A cantora Jojo Todynho, de 26 anos, tem compartilhado nas redes sociais a sua nova rotina de cuidados com a saúde. Durante o processo, a artista descobriu estar com esteatose hepática, doença silenciosa conhecida como acúmulo anormal de gordura no fígado.

A esteatose hepática pode acontecer pelo excesso de bebida alcoólica, obesidade ou distúrbios metabólicos, que provocam o acúmulo de gordura nos hepatócitos, células que constituem o tecido que forma o fígado.

O médico cirurgião do aparelho digestivo Rafael Nicastro explica que a doença é silenciosa porque, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. “Quando tem sinais, dor no abdômen e cansaço são os mais comuns”, diz.

O principal risco da condição é evoluir para o mal funcionamento do fígado ou para a cirrose hepática, que mais tarde pode resultar em câncer de fígado. O tratamento é feito principalmente com controle do peso corporal, parando de consumir bebidas alcoólicas e aderindo a hábitos saudáveis.

A relação com consumo de álcool e obesidade

Segundo o endocrinologista Yago Fernandes, do Instituto Nutrindo Ideais, do Rio de Janeiro, a esteatose hepática afeta 90% das pessoas que bebem álcool em excesso. “A maior parte da metabolização do álcool é feita pelo fígado. Conforme a bebida é processada, substâncias tóxicas são produzidas pelo próprio organismo”, destaca.

A importância de um emagrecimento equilibrado e gradual é que o fígado também é responsável por metabolizar a gordura corporal. Se os hepatócitos já estiverem inflamados e gordurosos, não conseguirão processar o restante das substâncias do corpo, o que agrava a esteatose.

Os médicos recomendam mudanças como as que Jojo tem feito – alimentação saudável e prática de exercícios físicos para controlar o excesso de peso, a resistência à insulina, os níveis de colesterol e triglicérides e a pressão arterial. O fígado é responsável por mais de 500 funções no nosso organismo, como:

  • Desintoxicar o organismo;
  • Produzir colesterol;
  • Sintetizar proteínas e armazenar energia.

O órgão produz ainda a bile, um composto que ajuda no processo de eliminação de toxinas e na digestão dos lipídios. A presença de um pouco de gordura no fígado é considerada normal, mas quando o índice de infiltração ultrapassa 5% do seu volume, a situação começa a se complicar.

Dieta anti-inflamatória

A nutricionista Tatiane Schallitz explica que é importante focar na eliminação da gordura visceral. “É aquela gordura inflamatória, que libera citocinas, e que, a longo prazo, irá nos predispor a doenças crônicas não transmissíveis”, afirma.

A gordura visceral é associada ao consumo de gordura, mas o que a aumenta é principalmente o excesso de açúcar, principalmente o que é adicionado na comida e o presente em produtos alimentícios.

Para reduzir a gordura visceral, a nutricionista recomenda investir em:

  1. Fibras solúveis (cereais integrais, vegetais, frutas e leguminosas – feijão, lentilha, grão de bico);
  2. Antioxidantes (frutas vermelhas e cítricas – ricas em vitamina C -, vegetais, cacau, polpa de açaí, chá verde, azeite de oliva e abacate);
  3. Nutrientes anti-inflamatórios, como ômega-3 (salmão, linhaça, chia e/ou suplementação), cúrcuma, gengibre e ervas frescas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?