metropoles.com

Estados Unidos confirmam primeiro caso de vírus da China no país

O paciente, cujo nome não foi revelado, foi diagnosticado em Seattle. Pneumonia de Wuhan já matou seis pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages
Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir
1 de 1 Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir - Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages

As autoridades de saúde americanas confirmaram, nesta terça-feira (21/01/2020), o primeiro caso de coronavírus nos Estados Unidos. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), do governo norte-americano, o paciente, cujo nome não foi revelado, é um viajante vindo da China, que foi diagnosticado em Seattle. Na última sexta (17/01/2020), o governo chinês confirmou a sexta morte pela doença, que também teve casos registrados no Japão, na Tailândia. e na Coreia do Sul.

O surto se espalhou da cidade chinesa de Wuhan para outros locais, como Beijing e Xangai. Pouco se sabe sobre o novo vírus e também sobre sua origem. As autoridades de saúde chinesas, porém, já constataram que a doença se transmite entre humanos, o que aumenta a preocupação de uma epidemia mundial.

O agravamento da epidemia fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar, nessa segunda-feira (20/01/2020), a criação de um comitê de emergência para tratar do vírus. O grupo vai se reunir nesta quarta (22/01/2020), em Genebra, para decidir se classifica o surto como “uma emergência de saúde pública de alcance internacional” e quais recomendações devem ser feitas em nível global.

Desde a semana passada, três aeroportos americanos haviam passado a monitorar viajantes vindos da China. Neste mês, o Ministério da Saúde também publicou um comunicado às vigilâncias sanitárias de portos e aeroportos brasileiros para que reforcem os cuidados e orientações aos viajantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?