Saiba os estados onde foram registrados casos da febre oropouche
Apenas quatro estados brasileiros permanecem sem registrar casos de oropouche. Mudanças climáticas levaram ao espalhamento da doença
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil registra neste 2024 o maior surto de febre oropouche já conhecido. Do início do ano até aqui, foram 7,7 mil casos da doença frente aos pouco mais de 800 casos computados em 2023 inteiro.
A oropouche, que era endêmica apenas na região amazônica, se espalhou pelo território nacional e tem casos registrados em todas as macrorregiões do país. Das 27 unidades federativas, 24 notificaram a doença.
Especialista responsável por diagnosticar o primeiro caso em um feto, em 2024, o patologista Juarez Quaresma, da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), defende que o aumento de casos de oropouche é fruto das mudanças climáticas.
“ Questões como o desmatamento da Amazônia, o aquecimento global e o intenso deslocamento de hospedeiros humanos infectados entre as regiões brasileiras aumentam os riscos de que o vírus continue a se espalhar”, diz Quaresma.
Outra suspeita é que a melhoria do sistema de vigilância de saúde tenha levado à identificação de pessoas infectadas em mais estados. Segundo essa hipótese, aa oropouche já estava disseminada só não se sabia.
Apenas Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Rio Grande do Sul (RS) e Rio Grande do Norte (RN) não possuem casos registrados da febre oropouche. Para os especialistas, isso se explica pelo clima seco destes locais, que não é favorável à presença do maruim. O inseto se reproduz em restos de matéria orgânica úmidos, que são mais difíceis de surgir durante estiagens.
“A fêmea do maruim procura locais com bastante matéria orgânica e umidade para depositar os ovos. Em áreas urbanas, ela pode colocá-los em quintais ou restos de lixo. Em locais como o Distrito Federal, no qual tivemos uma das piores epidemias de dengue da história, é possível que o manejo ambiental tenham impedido a disseminação do maruim”, aponta Melissa Falcão, infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Quais são os sintomas da febre oropouche?
A febre oropouche é uma doença viral descoberta nos anos 1950. É transmitida por um inseto conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. A doença causa sintomas muito parecidos com os da dengue: febre, mal-estar, fadiga, dores musculares e desconfortos intestinais.
A forma mais eficaz de proteção contra o maruim consiste em cobrir partes do corpo expostas como braços, pernas e rosto em regiões onde ele está disseminado. Também é recomendado se manter protegido no final do dia, horário em que ele costuma estar mais ativo.
A prevenção também deve ser feita de forma coletiva, eliminando possíveis locais de criação dos mosquitos. É necessário manter a limpeza dos quintais, não deixando acumular folhas e cascas de frutos no chão.
Veja lista dos estados onde a oropouche foi notificada
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!