metropoles.com

Está infeliz? Ciência acha idade em que somos menos satisfeitos

Pesquisa traçou uma espécie a curva da felicidade a partir de como as pessoas se descreveram em diferentes estágios da vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Na foto, uma pessoa sentada com a cabeça abaixada- Metrópoles
1 de 1 Na foto, uma pessoa sentada com a cabeça abaixada- Metrópoles - Foto: iStock

Uma pesquisa realizada em 134 países e liderada pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos Estados Unidos, e ex-membro do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra, estabeleceu a “curva da felicidade”, descrevendo como nos sentimos em diferentes fases da vida. E sim, as notícias não são boas para as pessoas de meia-idade, na casa dos 40 anos.

Apesar dos contextos culturais diversos, um padrão se repetiu nas sociedades analisadas: as pessoas se sentem melhor na adolescência, são infelizes até o final dos 40 e recuperam o bem-estar quando a velhice se aproxima.

De acordo com a pesquisa, em média, a idade mais infeliz em países desenvolvidos é 47,2 anos, enquanto naqueles em desenvolvimento é 48,2 anos. “É algo que os humanos têm profundamente enraizado nos genes”, afirmou Blanchflower à BBC. “Os macacos também apresentam uma curva de felicidade em forma de U.”

O que explicaria isso? De acordo com o economista, há relação entre fase da vida, contexto econômico e expectativas frustradas. “Aos 47 anos, a gente se torna mais realista, já se deu conta que não vai ser o presidente do país”, explica. No campo financeiro, o momento coincidiria com uma certa vulnerabilidade e incerteza diante do futuro.

Depois dos 50 anos, as coisas tendem a melhorar: “As pessoas se tornam mais gratas pelo que têm”. Então, se você está no período crítico, confie, vai passar. (Com informações da BBC)

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?