metropoles.com

Está com dificuldade de emagrecer? Pode ser disbiose intestinal

O desequilíbrio da flora intestinal provoca problemas como alergias, queda de cabelo e unhas quebradiças. Para revertê-lo: dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tara Moore/Getty Images
disbiose
1 de 1 disbiose - Foto: Tara Moore/Getty Images

Flatulência excessiva, inchaço abdominal, enxaqueca, infecções frequentes, intestino preso e cansaço, entre outros, são sintomas comuns de quem sofre com a disbiose intestinal. A doença é um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal e reduz a capacidade de absorção dos nutrientes, causando carência de vitaminas.

Esse quadro á causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias capazes de causar doenças. Uma dieta rica em frutas e vegetais, fontes de fibras solúveis, alimentos fermentados (como iogurte e kefir) e, ainda, o uso de probióticos são essenciais para contornar esse quadro de desequilíbrio.

Também são alertas do corpo para quem sofre de disbiose intestinal: alergias respiratórias e de pele; aumento das crises de doenças autoimunes, como a dermatite; aumento da oleosidade da pele; queda de cabelo; unhas fracas e quebradiças; e, ainda, dificuldade para emagrecer e/ou ganhar massa muscular.

De acordo com o nutricionista esportivo Renato França, a disbiose resulta em uma hiperativação do sistema imunológico e aumento da inflamação sistêmica. Segundo o especialista, o consumo excessivo de doces, açúcares, frituras, adoçantes e aditivos químicos presentes nos produtos industrializados, bem como o uso frequente de antibióticos e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, pode piorar a situação. “Um bom nutricionista pode ajudar a reequilibrar a função intestinal, melhorando sua resposta à dieta e, de quebra, reduzir uma vasta gama de sintomas que afetam negativamente o dia a dia”, aconselha França.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?