Espirrar pode causar prazer? Otorrino responde
Por mais que acompanhe desconfortos como uma reação alérgica, o ato de espirrar causa prazer. Entenda porque isso acontece
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de estar associado a problemas no sistema respiratório, o espirro geralmente acompanha uma sensação prazerosa – quase como um alívio instantâneo. Mas, afinal, por que isso acontece?
O otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros explica como surge o ato involuntário e porquê algumas pessoas sentem prazer logo após conseguir espirrar.
Segundo ele, o espirro é uma reação involuntária e incontrolável de expulsar algo que não deve ficar no corpo. Pode ser desde vírus que causam gripe ou resfriado ou organismos causadores de alergia, como poeira e pólen, por exemplo.
“A sensação após espirrar é muito prazerosa porque se assemelha a uma liberação de acúmulo de tensão de forma rápida e intensa, já que os músculos responsáveis pela respiração se contraem intensamente para ter força suficiente para liberar todo o volume de gotículas e impurezas de uma vez só, por isso causa um grande alívio”, esclarece o médico.
Não para de espirrar? Conheça os sintomas da gripe
Leia mais no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.