metropoles.com

Espermatozoides nadam de um jeito diferente do que você imagina. Entenda

Em vez de chicotear, como se imaginava, eles desenvolveram técnica de natação para compensar o desequilíbrio entre cabeça e cauda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
ilustração de espermatozoides
1 de 1 ilustração de espermatozoides - Foto: iStock

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e da Universidade Nacional Autônoma, do México, examinaram amostras de esperma humano com um microscópio 3D e descobriram que os espermatozoides nadam de uma forma diferente do que se imaginava.

Com o auxílio de uma câmera de alta velocidade, os cientistas notaram que em vez do movimento de chicotear, os espermatozoides avançam quase como um saca rolhas. O estudo foi publicado na revista Science Advances, na última sexta-feira (31/7).

Esse deslocamento em que a cabeça gira para um lado e o flagelo em torno dela e em direção única permite impulsionar para a frente – em um processo conhecido como precessão.

A descoberta, de acordo com os pesquisadores, pode abrir caminho para novos tratamentos de fertilidade ou mesmo para um contraceptivo masculino que pode afetar a mobilidade dos espermatozoides.

“Nossa descoberta mostra que os espermatozoides desenvolveram uma técnica de natação para compensar seu desequilíbrio e, com isso, resolveram engenhosamente um quebra-cabeça matemático em escala microscópica: criando simetria a partir da assimetria”, afirma Hermes Gadelha, um dos líderes do estudo do Departamento de Engenharia de Matemática de Bristol e especialista em matemática da fertilidade.

De acordo com o autor, os sistemas de análise de sêmen assistidos por computador em uso atualmente, tanto em clínicas quanto em pesquisas, ainda usam vistas em 2D para observar o movimento dos espermatozoides. Portanto, eles ainda são propensos a essa ilusão de simetria enquanto avaliam a qualidade do sêmen.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?