metropoles.com

Especialistas esclarecem 6 mitos sobre a vacina da gripe

A vacina da gripe é a principal forma de prevenir a doença. Entenda alguns mitos sobre o imunizante esclarecidos por especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem de uma pessoa aplicando a vacina da gripe no braço de uma pessoa morena de costas 0 Metrópoles
1 de 1 Imagem de uma pessoa aplicando a vacina da gripe no braço de uma pessoa morena de costas 0 Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Mais uma temporada de gripe está se aproximando e os médicos aconselham que as pessoas se vacinem contra a doença. Geralmente, o aumento do número de casos se repete todos os anos durante o outono e o inverno, que ocorrem entre os meses de abril e agosto no Brasil.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus Influenza, que tem alto potencial de transmissão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a doença não deve ser vista como algo irrelevante, uma vez que pode evoluir para formas mais sérias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Nos últimos anos, estima-se que entre 70% e 85% das mortes relacionadas à gripe sazonal ocorreram em pessoas com 65 anos ou mais. Além disso, entre 50% e 70% das hospitalizações relacionadas à doença ocorreram entre pessoas neste grupo de idade.

Veja a seguir alguns mitos sobre a vacina da gripe esclarecidos por especialistas:

Mito 1 – Tomando a vacina, você vai pegar gripe

Segundo o Instituto Butantan, a vacina não causa gripe, seja a trivalente, a quadrivalente ou a tetravalente. Ela reduz o risco, mas se você contrair a doença mesmo assim, os sintomas devem ser menos graves do que se você não tivesse recebido a vacina. Isso porque ela estimula o sistema imunológico na defesa contra o vírus, ajudando a reduzir significativamente complicações de saúde associadas, hospitalizações e sintomas respiratórios graves.

Mito 2 – A gripe não é tão grave, então não é necessário tomar a vacina

A gripe deve ser levada a sério, pois pode levar a complicações graves e à hospitalização, principalmente para grupos de risco. Estima-se que a gripe afeta um bilhão de pessoas em todo o mundo todos os anos e são registradas até 650 mil mortes por ano.

Mesmo que você se sinta saudável ao contrair o vírus, é importante lembrar que as pessoas com quem você entra em contato diariamente estarão expostas a riscos.

Leia sobre o resto das informações em matéria do portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?