metropoles.com

Especialistas ensinam como não exagerar no chocolate durante a Páscoa

Psicóloga e nutricionistas dão dicas para não deixar de comer os chocolates na Páscoa e viver sem a culpa de ter cometido excessos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Hladczuk/ Especial para o Metrópoles
Na foto, vários ovos de páscoa e pedaços de chocolate - Metrópoles
1 de 1 Na foto, vários ovos de páscoa e pedaços de chocolate - Metrópoles - Foto: Leonardo Hladczuk/ Especial para o Metrópoles

O que não faltam são delícias para saborear no feriadão de Páscoa, mas é possível aproveitá-las sem ter que engolir o lado ruim do exagero. “A coisa mais amarga que a gente pode deixar no prato é a culpa”, afirma a nutricionista Thaílla Fontenele.

O Metrópoles conversou com uma psicóloga e duas nutricionistas para saber como lidar com os doces típicos da época, e elas são unânimes: não devemos ter medo ao celebrar o feriado. Embora os chocolates reinem durante as festas, pessoas que estão em dieta podem participar mantendo pequenos hábitos para uma Páscoa mais fit.

Doçura com limites

Segundo as profissionais, o segredo para não passar da conta está em encarar os doces como algo normal. “Tentar restringir uma comida gera ansiedade e pode levar até à compulsão. Não devemos tentar resistir, mas lembrar que chocolate é uma sobremesa”, diz a psicóloga Sirlene Ferreira.

Isso não quer dizer, porém, que está tudo liberado neste feriadão. “A gente tem que negociar com as crianças para explicar os malefícios dos excessos. Esse tipo de negociação vale também com a gente mesmo. É preciso se respeitar”, lembra a especialista.

A nutricionista Thaílla lembra que o corpo não sabe identificar quando é feriado ou fim de semana: por isso, o ideal é manter a rotina alimentar todos os dias. Dessa forma, o chocolate não deve ser prato principal nem mesmo na época de Páscoa.

Dicas para ir com calma

Algumas dicas dadas pelas profissionais podem ajudar a manter o “choco-controle” durante a Páscoa:

  1. Coma aos pedacinhos: a principal recomendação é evitar a tentação de devorar todo o chocolate recebido. Comer aos poucos, sentindo o doce derreter na boca, é fundamental para quem não quer exagerar;
  2. Mantenha as refeições regulares: o chocolate não deve substituir os pratos principais. Além disso, as nutricionistas orientam tomar um café da manhã reforçado com frutas frescas e proteínas leves, como ovos, para evitar a vontade de despertar já com uma barrinha de chocolate;
  3. Hidrate-se: o chocolate, assim como todos os doces, retira água de nosso sistema digestivo, portanto, é preciso repor o líquido. Além disso, se o organismo estiver hidratado, a sensação de fome é menor;
  4. Siga a sua rotina de exercícios: não deixe de se movimentar e praticar as atividades físicas que você já tem costume de fazer.

Se você não pode, não coma

Diabéticos e indivíduos intolerantes a lactose sofrem em dobro com a quantidade de chocolate na mesa durante a Páscoa. Nestes casos de restrições graves, as profissionais recomendam que o melhor é nem levar os doces para casa e ser franco com as pessoas do seu convívio sobre suas limitações.

“Há chocolates indicados para diabéticos e outras sobremesas que podem ser feitas para quem tem dietas restritivas”, lembra a nutricionista Elaine Cristina Rosa, da Clínica Simone Neri.

Até pessoas com compulsão alimentar e que têm tendência a descontar as emoções em doces devem evitar qualquer bocado. “Sabendo que a gente tem uma compulsão, o melhor é evitar a fera. Ser honesto, dizer que está passando por um tratamento, é fundamental para a cura”, completa Sirlene.

Comi demais. E agora?

Para quem enfiou o pé na jaca — ou, no caso, nos bombons — é preciso lembrar que nem tudo está perdido. “Em vez de se culpar, de fazer promessas, a gente deve refletir por que exagerou tanto na dose e tentar entender as raízes disso”, aponta Sirlene.

As nutricionistas complementam: “É preciso estar em paz com nossas escolhas. Não existe bem-estar com culpa e malhar a mais durante a semana não é resposta para o exagero do prato de domingo”, sustenta Thaílla.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?