Especialista ensina qual o melhor queijo para incluir na dieta
Em geral, o alimento é rico em proteínas, mas algumas variedades possuem muito sódio e gorduras
atualizado
Compartilhar notícia
O queijo é um alimento muito comum na mesa do brasileiro — segundo uma pesquisa da empresa Tetra Pak, 84% dos entrevistados afirmam comer algum tipo de queijo regularmente no café da manhã. Porém, principalmente para quem está de olho na balança, é importante aprender a escolher o produto mais saudável.
Os laticínios são uma boa fonte de proteína, cálcio, vitaminas e aminoácidos essenciais, mas algumas variedades também são ricas em sódio e gorduras. A nutricionista Lourdes Castro Mortillaro, diretora da NYU Food Lab, um programa da universidade de Nova York de inovação em alimentação, afirma que a ricota é a melhor opção para as dietas.
Pelo processo de fabricação, este tipo de queijo é rico em whey protein, uma das formas de proteínas de absorção mais fácil. “A ricota é a melhor opção para quem está querendo ganhar músculo e força enquanto perde gordura e peso”, explicou, em entrevista à CNN Internacional. Outras opções são o queijo suíço e o cheddar light.
Ela pondera que queijos duros, como parmesão, pecorino e gouda são bastante saudáveis, ricos em cálcio, mas devem ser consumidos com moderação, uma vez que têm altas quantidades de sódio.
Os queijos mais processados, como catupiry, cream cheese e requeijão, em contrapartida, não são indicados: são ricos em gordura e sódio e não oferecem proteínas suficientes.