metropoles.com

Especialista em limpeza ensina como higienizar escova de cabelo

Não limpar o objeto pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias causadores da caspa e dermatite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Dazeley/Getty Images
Escova com cabelos
1 de 1 Escova com cabelos - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Negligenciar a limpeza da escova de cabelo pode favorecer a proliferação de microrganismos como fungos e bactérias, que podem entrar em contato com os fios e o couro cabeludo toda vez que se usa o pente.

O resíduo deixado na escova de cabelo sem higiene contém células mortas da pele, sebo, cabelos velhos e restos de produtos capilares. Os fungos e bactérias vão se proliferando na superfície do objeto, o que pode causar caspa ou dermatite na pessoa que usar o pente sujo.

Em entrevista ao jornal New York Post, a especialista em limpeza Nicole Jaques explica que a higienização deve ser feita a cada duas semanas com água morna e xampu ou bicarbonato de sódio.

“Depois que retirar todo o cabelo da escova, encha uma tigela grande com água morna e xampu suave ou bicarbonato de sódio e agite a escova na água para uma limpeza profunda. Deixe de molho por até 20 minutos”, ensina a especialista. Ela recomenda usar uma escova de dentes limpa para esfregar o cabo e o fundo da escova.

Caso seja um pente de madeira, o processo é diferente. “Enxágue suavemente o objeto com xampu e água. Em seguida, borrife álcool 70% levemente. Deixe-o secar com a parte de pentear para baixo”, sugere.

Caspa

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que provoca a aparição de escamas amareladas gordurosas e caspa em áreas da pele com grande número de glândulas oleaginosas, como o couro cabeludo, a face, ao longo do risco do penteado e ao redor das orelhas.

É mito dizer que a caspa é causada pela falta de higiene, mas pode ser mais reconhecível quando não se lava o cabelo com frequência. Estresse e clima frio podem piorar a condição, que pode causar coceira e, em casos mais graves, o surgimento de caroços.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?