Especialista em limpeza ensina como higienizar escova de cabelo
Não limpar o objeto pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias causadores da caspa e dermatite
atualizado
Compartilhar notícia
Negligenciar a limpeza da escova de cabelo pode favorecer a proliferação de microrganismos como fungos e bactérias, que podem entrar em contato com os fios e o couro cabeludo toda vez que se usa o pente.
O resíduo deixado na escova de cabelo sem higiene contém células mortas da pele, sebo, cabelos velhos e restos de produtos capilares. Os fungos e bactérias vão se proliferando na superfície do objeto, o que pode causar caspa ou dermatite na pessoa que usar o pente sujo.
Em entrevista ao jornal New York Post, a especialista em limpeza Nicole Jaques explica que a higienização deve ser feita a cada duas semanas com água morna e xampu ou bicarbonato de sódio.
“Depois que retirar todo o cabelo da escova, encha uma tigela grande com água morna e xampu suave ou bicarbonato de sódio e agite a escova na água para uma limpeza profunda. Deixe de molho por até 20 minutos”, ensina a especialista. Ela recomenda usar uma escova de dentes limpa para esfregar o cabo e o fundo da escova.
Caso seja um pente de madeira, o processo é diferente. “Enxágue suavemente o objeto com xampu e água. Em seguida, borrife álcool 70% levemente. Deixe-o secar com a parte de pentear para baixo”, sugere.
Caspa
A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que provoca a aparição de escamas amareladas gordurosas e caspa em áreas da pele com grande número de glândulas oleaginosas, como o couro cabeludo, a face, ao longo do risco do penteado e ao redor das orelhas.
É mito dizer que a caspa é causada pela falta de higiene, mas pode ser mais reconhecível quando não se lava o cabelo com frequência. Estresse e clima frio podem piorar a condição, que pode causar coceira e, em casos mais graves, o surgimento de caroços.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.