metropoles.com

Especialista em distúrbios neurodegenerativos faz palestra no DF

Neurorradiologista da Universidade de Michigan falará sobre novas abordagens para doenças como epilepsia e Alzheimer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KatarzynaBialasiewicz/istock
alzheimer
1 de 1 alzheimer - Foto: KatarzynaBialasiewicz/istock

As doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer, englobam uma ampla variedade de distúrbios que afetam os neurônios do cérebro humano. Para alinhar informações sobre o diagnóstico e as possibilidades de tratamento, o Exame Imagem e Laboratório traz ao Brasil o neurorradiologista Gaurang Shah, da Universidade de Michigan (Estados Unidos). O evento acontecerá na próxima terça-feira (20/08/2019) no Distrito Federal.

O médico é referência em problemas neurodegenerativos e fará explanação sobre o papel da neuroimagem na cirurgia para epilepsia. Shah é professor de Radiologia e atua como diretor de Ressonância Magnética Clínica e diretor de Educação de Estudantes de Medicina em Neurorradiologia na Universidade de Michigan. É também membro eleito do American College of Radiology, do Indian College of Radiology e de outras organizações da área, como as sociedades de Radiologia da América do Norte, Americana de Neurorradiologia, e a Americana de Cabeça e Pescoço.

Niedja Tsuno, neurorradiologista do Laboratório Exame, explica que o objetivo da palestra é promover a integração entre especialistas das diferentes áreas da medicina em busca de diagnóstico mais preciso e de tratamento pormenorizado ao paciente. Além de médicos, o evento é aberto a outros profissionais da saúde.

De acordo com Niedja, é essencial que a comunidade médica converse sobre inovações em tratamentos de distúrbios degenerativos, uma vez que a prevalência e o número total de pacientes com demência crescem à medida que aumenta a expectativa de vida. “É imperativo buscar uma estratégia de prevenção e/ou tratamento de demência, tanto pelo aumento alarmante da sua incidência e prevalência quanto pelos efeitos devastadores da doença aos indivíduos e a suas famílias”, afirma.

As doenças neurodegenerativas são incuráveis, porém Niedja ressalta que há tratamentos e atitudes que podem retardar o avanço dessas enfermidades. “Manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e frutas, e consumir peixe pelo menos uma vez por semana ajuda na boa manutenção da cognição”, completa. Além disso, praticar exercícios físicos e atividades de lazer em grupo pode estar relacionado a um menor declínio cognitivo.

Serviço:

Distúrbios neurodegenerativos: o papel da neuroimagem na cirurgia para epilepsia
Data: 20/08/2019
Horário: 19h30
Local: Bartolomeu Restaurante (409 Sul, Bloco C, Loja 6)
Inscrições pelo link: https://bit.ly/2M6Zn8n ou pelo QR Code

Mais informações:
Ludmilla Andrade
Telefone: (21) 96844-0507
E-mail: ludmilla.andrade@dasa.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?