metropoles.com

Especialista comenta peeling de fenol que vitimou homem em SP

Cirurgião plástico explica efeitos e riscos do peeling de fenol, procedimento que matou homem em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Redes sociais
Caso Natalia Becker, responsável pela  morte do jovem Henrique Chagas da Silva, durante procedimento de peeling de fenol
1 de 1 Caso Natalia Becker, responsável pela  morte do jovem Henrique Chagas da Silva, durante procedimento de peeling de fenol - Foto: Divulgação/Redes sociais

O empresário Henrique Silva Chagas, 27, morreu após realizar um peeling de fenol em São Paulo, na segunda-feira (3/6). O procedimento ocorreu na clínica de uma esteticista e influenciadora, que foi fechada e autuada pela Vigilância Sanitária do município.

A esteticista Natalia Fabiana de Freitas não tem licença para realizar o procedimento e está sendo procurada pela polícia. De acordo com Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), apenas dermatologistas e cirurgiões plásticos devem realizar o peeling de fenol.

Segundo o médico, a aplicação deve ser responsabilidade de alguém que saiba as indicações e conheça as comorbidades do paciente, diz o médico. Além disso, é necessário que ocorra em um ambiente que consiga promover segurança.

“Ou seja, o paciente deve ser monitorado, e se tiver alguma intercorrência, que ele possa ser atendido de imediato e ser transferido para algum hospital para tratamento”, diz o cirurgião.

O peeling de fenol entra na corrente sanguínea e pode até promover arritmias cardíacas. “Por isso, é um procedimento que deve ser realizado por um médico especialista, e de preferência com experiência no procedimento”, indica Amato.

Segundo o médico, o peeling de fenol costuma ser “especial” porque é um dos poucos que conseguem trazer resultados excelentes e duradouros, mas ele tem seus riscos por poder entrar na corrente sanguínea e ter um efeito cardiotóxico.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?