Especialista alerta para 4 tipos de doenças provocadas pela obesidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crônica. Além disso, está associada a outras condições médicas
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Mundial da Obesidade é lembrado anualmente em 4 de março. A data serve para alertar a população sobre os riscos provocados pela condição e promover a conscientização sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada uma doença crônica e, portanto, precisa de tratamento.
“As principais causas para esse problema incluem uma alimentação desbalanceada, principalmente rica em açúcar e gorduras, além do sedentarismo”, conta a médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 26,8% dos brasileiros com mais de 20 anos de idade eram obesos em 2019. Enquanto 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso.
A tendência é que esses números tenham piorado desde o início da pandemia, visto que as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e, consequentemente, adotaram hábitos mais sedentários – que favorecem o acúmulo de gordura corporal.
Entre as doenças mais comuns relacionadas à obesidade estão os problemas cardiovasculares. “O excesso de gordura favorece o acúmulo de placas de colesterol nas artérias coronárias responsáveis por irrigarem o coração, aumentando a predisposição para condições como hipertensão, infarto, insuficiência cardíaca e tromboembolismo”, alerta a médica.
Leia mais sobre as outras doenças provocadas pela obesidade no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.