metropoles.com

Espanha registra paciente com febre hemorrágica da Crimeia-Congo

Doença mata até 30% dos infectados pelo vírus, mas autoridades de saúde dizem que risco de transmissão para população em geral é baixo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marijan Murat/picture alliance via Getty Images
Carrapato Hyalomma - febre hemorrágica da Crimeia-Congo
1 de 1 Carrapato Hyalomma - febre hemorrágica da Crimeia-Congo - Foto: Marijan Murat/picture alliance via Getty Images

Um morador da cidade de Leon, na Espanha, foi diagnosticado com a febre hemorrágica da Crimeia-Congo após ser picado por um carrapato. A informação é do jornal The Sun.

O paciente, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades de saúde do país, está internado em razão da doença. O caso teria sido registrado há uma semana, sendo que o paciente foi transportado de helicóptero para uma unidade mais especializada na quinta-feira (21/7).

A febre hemorrágica da Crimeia-Congo mata até 30% dos infectados, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os sintomas incluem dor de cabeça, febre, dor nas costas, dor nas articulações, dor de estômago e vômitos. Também podem ocorrer sangramentos, principalmente nos olhos e na pele. Nos casos mais graves os pacientes sofrem alterações no humor e na percepção sensorial.

O vírus que causa a doença foi descoberto pela primeira vez na Crimeia em 1944 e é endêmico na África, Ásia, Oriente Médio e Balcãs. Os casos são raros no norte da Europa, com apenas 3 casos na Espanha desde 2011.

Em março, uma mulher britânica foi diagnosticada com febre hemorrágica da Crimeia-Congo, o quarto caso do Reino Unido desde 2012.

O vírus geralmente é transportado por carrapatos e transmitido aos seres humanos através de picadas. A transmissão entre pessoas é considerada rara e pode ocorrer por meio de sangue infectado ou fluídos do corpo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?