metropoles.com

Escoliose infantil: quando a cirurgia é uma opção? Entenda

Médico alerta para o principal sintoma de escoliose em crianças e explica quais são as formas de diagnóstico e tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Halfpoint Images
Imagem colorida de adolescente com escoliose sentada em maca médica sendo analisada - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de adolescente com escoliose sentada em maca médica sendo analisada - Metrópoles - Foto: Halfpoint Images

Geralmente, associamos problemas na coluna às pessoas mais velhas. No entanto, as crianças também podem sofrer com doenças nesta região do corpo, como a escoliose infantil. Nesses casos, quanto antes identificar o diagnóstico, maiores as chances no sucesso do tratamento.

O que é a escoliose?

A escoliose é uma deformidade entendida como o desalinhamento da coluna vertebral. Assim, a coluna se contorce em seu próprio eixo, inclinando-se para frente ou para trás e para os lados; ou seja, em um plano tridimensional (também conhecido como “coluna em S”).

Os casos de escoliose infantil são mais frequentes durante o pico de crescimento pouco antes da puberdade. A maioria dos quadros, no entanto, é leve, com poucos sintomas. Porém, a doença pode se tornar mais grave à medida que a criança cresce, alerta o neurocirurgião especialista em coluna, Guilherme Rossoni.

Segundo o médico, as crianças vão desenvolver essas deformidades na coluna vertebral e, em casos mais graves, pode ser incapacitante e muito doloroso. “Se não tratado, poderá evoluir para comprometimento respiratório. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para reverter o quadro clínico”, destaca.

O principal sinal de atenção, conforme o profissional, é se a criança tem um ombro caído mais para um lado ou para outro. “Nesse caso, é hora de procurar um especialista para investigação clínica”, ressalta Rossoni.

Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?