Compartilhar notícia
O treino de pernas é importante para quem objetiva definição muscular, aprimoramento da mobilidade e impede a aparência desproporcional aos membros superiores. Porém, cada detalhe faz a diferença. Veja os 10 erros mais comuns no treino de pernas listados pelo personal trainer Fernando Dragão.
Os 10 erros no treino de pernas
Posicionamento dos joelhos
“Os joelhos devem sempre acompanhar o posicionamento dos pés. Valgo dinâmico um dos maiores causadores de problemas nos joelhos”, afirma Dragão.
Encaixe dos joelhos
“Encaixar os joelhos no final de cada série e encontrar um ponto de descanso é ruim pois acaba relaxando a musculatura, eliminando o tempo sob tensão do exercício, interrompendo a contração e alongamento do músculo”, explica o personal.
Manipulação das cargas
Esse tópico aborda de forma resumida que não há peso demais ou de menos. A carga deve suficiente para que o exercício seja feito com qualidade. O pouco peso não dá intensidade para microlesões nas fibras musculares e, consequentemente, a hipertrofia miofibrilar.
“Já se você colocar peso exacerbado, executará o exercício com compensações de outros músculos, comprometerá a execução, qualidade e amplitude do movimento. Na pior das hipóteses, lesões em músculos e tendões”, garante.
Excesso de exercícios
Respeite o seu limite. A carga de acordo com que aquilo que você consegue cumprir permite que o seu treino seja bem feito. “Faça uma periodização dos treinos, não cometa excessos, isso pode gerar um desgaste metabólico e você perderá massa muscular”, orienta o personal trainer.
Confira o restante da lista no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!