metropoles.com

Equipe do HUB comemora resultados da Coronavac: “Satisfação e orgulho”

Com profissionais de saúde como voluntários, Hospital Universitário de Brasília (HUB) conduz fase 3 de testes clínicos da vacina no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19
1 de 1 Doutor Gustavo Romero, coordenador do estudo da vacina contra Covid-19 - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A informação de que a vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan reduz em 50,38% o risco de infecções pela Covid-19 foi recebida com entusiasmo pela equipe do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), responsável pelos estudos referentes ao imunizante no DF. O HUB é um dos 16 centros de pesquisa do país que participam da fase 3 de testes clínicos da vacina no Brasil.

O coordenador do estudo, Gustavo Romero, disse ter sido “uma grande satisfação” ter colaborado com uma pesquisa tão importante para o mundo. O fato de a vacina ter alcançado os resultados pretendidos também foi celebrado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipularam 50% como a eficácia mínima para liberar imunizantes contra o novo coronavírus.

As primeiras doses da Coronavac começaram a ser aplicadas no HUB em 5 de agosto. Cinco meses depois, 946 voluntários já foram vacinados e o hospital continua a administrar a fórmula em voluntários com 60 anos ou mais, dando prosseguimento à pesquisa.

A participação de profissionais do HUB é vista pelo chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUB, Fernando Araújo, como um marco na história da instituição, dentro do cenário da pesquisa clínica internacional. Ela também foi importante para a formação de pessoas e o fortalecimento das atividades de pesquisa clínica, segundo Gustavo Romero.

Uma equipe com 74 profissionais foi formada e treinada para atuar exclusivamente nos testes clínicos de fase 3 da Coronavac. Médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, assistentes e auxiliares de pesquisa participam do grupo que conduz o estudo no DF.

A gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Mendonça, garante que os ensinamentos e aprendizados da experiência serão replicados em outras pesquisas. “Alcançamos o objetivo e isso nos encoraja para assumir outros desafios dessa natureza”, ressaltou.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?