metropoles.com

Entidades médicas pedem fim do kit Covid para tratamento e prevenção

Grupo de 80 sociedades médicas reafirma que remédios como cloroquina, ivermectina, azitromicina e nitazoxanida não têm eficácia comprovada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Iryna Imago/iStock
comprimidos e pílulas
1 de 1 comprimidos e pílulas - Foto: Iryna Imago/iStock

Entidades médicas reunidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) emitiram uma nota, nesta terça-feira (23/3), pedindo o banimento do chamado Kit Covid para prevenção e tratamento da infecção causada pelo coronavírus. As 80 sociedades que assinam o documento voltam a afirmar que é necessário distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras, além de vacinação urgente para todos os brasileiros, para controlar a epidemia.

“Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da Covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida“, diz a nota.

As associações alertam ainda sobre a falta de medicamentos para a intubação de pacientes graves, de material de apoio e profissionais especializados neste tipo de tratamento.

“São urgentes esforços políticos, diplomáticos e a utilização de normativas/leis de excepcionalidade, para solucionar a falta de medicamentos ao atendimento emergencial de pacientes hospitalares acometidos pela Covid-19, em especial de bloqueadores neuromusculares, opioides e hipnóticos – indispensáveis ao processo de intubação de doentes em fase crítica”, escrevem os especialistas.

5 imagens
1 de 5

Moises Dias/Metrópoles
2 de 5

Moises Dias/Metrópoles
3 de 5

Moises Dias/Metrópoles
4 de 5

Moises Dias/Metrópoles
5 de 5

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?