metropoles.com

Entidade médica desmente Bolsonaro sobre relação entre vacina e HIV

O presidente afirmou durante uma live que pessoas completamente imunizadas contra Covi-19 estariam desenvolvendo Aids mais rápido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
Bolsonaro falando em live e interprete de libras ao lado
1 de 1 Bolsonaro falando em live e interprete de libras ao lado - Foto: Facebook/Reprodução

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou uma nota afirmando que “não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a Covid-19 e o desenvolvimento de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV/Aids)”. O documento divulgado neste domingo (24/10) desmente a fala do presidente Jair Bolsonaro durante a live semanal na última quinta-feira (21/10).

Durante a exibição, ele pega uma folha e diz que vai comentar notícias. “Mas não é apenas notícias de jornal, nós checamos a veracidade aqui”, afirma. Na sequência, ele lê uma folha que parece ter sido impressa de um site, e aponta a relação entre a vacina contra Covid-19 e o desenvolvimento da Aids. 

“Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados, (ou seja,) aqueles com 15 dias após a segunda dose, estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) muito mais rápido que o previsto”, leu. Em seguida, ele recomendou a leitura da matéria e disse que não o faria porque poderia ter problemas. 

Após repercussão da live, o governo britânico e especialistas desmentiram o caso. Assim como fez oficialmente a SBI neste domingo. “Repudiamos toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente”, afirmaram. 

No texto, a instituição ressalta ainda que as pessoas que vivem com HIV/Aids devem tomar as duas doses da vacina. Além disso, destacam que quem pertence a esse grupo também precisa tomar a dose de reforço (terceira dose) após 28 dias da segunda. 

Nota da Sociedade Brasileira de Infectologia 24.10
Leia a nota na íntegra

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?