metropoles.com

Entidade alerta para aumento de ratos e baratas durante isolamento social

População deve evitar o acúmulo de lixo nas residências para evitar circulação de vetores de doenças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/ Especial para o Metrópoles
Lixo na rua
1 de 1 Lixo na rua - Foto: Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, definitivamente, mexeu com a rotina e o modo de vida das pessoas. As restrições ao funcionamento do comércio também têm provocado reações nas chamadas pragas urbanas. A Associação dos Controladores de Vetores (Aprag) emitiu um alerta sobre o aumento da circulação de ratos, baratas e outros vetores próximo às residências.

O acúmulo de resíduos em casas e o descarte de lixo perto delas têm atraído insetos e roedores. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos também já chamou atenção para esse comportamento.

“Eles não estavam encontrando um ambiente favorável, com alimentação e abrigo em determinados locais que estavam fechados, e começaram a migrar para outros locais, aumentando assim sua população”, afirma o vice-presidente da Aprag, Sérgio Bocalini.

O reflexo dessa fartura de lixo próximo aos ambientes domésticos exige cuidado maior para se evitar doenças como dengue, zika, chikungunya, leptospirose, entre outras. “Se a pessoa não tiver uma preocupação forte em manter os ambientes bem limpos e higienizados, existe a tendência forte do aumento da população de pragas e, consequentemente, dos problemas relacionados a elas”, reforça Bocalini.

O alerta da associação ganhou força nos últimos dias também devido à flexibilização do período de quarentena, já que a população volta às ruas no momento em que há mais vetores de doenças em circulação. (Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?