Entenda quando o colesterol alto se torna um problema
Cardiologista explica a diferença entre o colesterol bom e ruim e dá dicas para controlar os níveis de gordura no sangue
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol é tido muitas vezes como um inimigo, mas na verdade ele é fundamental para o funcionamento do organismo. Encontrado exclusivamente em alimentos de origem animal, ele é matéria-prima dos hormônios esteróides, dos ácidos biliares e da vitamina D.
Além disso, a gordura é essencial para as células e enzimas do corpo. No entanto, altos níveis de colesterol no sangue podem apresentar riscos à saúde, sobretudo o aumento de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
O cardiologista Fernando Barreto, diretor médico assistencial do São Cristóvão Saúde, explica que existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. “Ambos são lipoproteínas carregadoras de gordura e existem para permitir que o colesterol se desloque através do nosso plasma sanguíneo, pois são hidrossolúveis”, esclarece.
Entenda a diferença entre os tipos de colesterol e como controlá-lo no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.