metropoles.com

Entenda por que vacinação de grávidas contra a Covid-19 foi suspensa

Recomendação da Anvisa foi enviada após uma gestante do Rio de Janeiro desenvolver trombose dias depois da aplicação da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images
Vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina AstraZeneca - Foto: Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

Nesta terça-feira (11/05), vários estados brasileiros suspenderam a imunização de mulheres grávidas contra a Covid-19 depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o imunizante Oxford/AstraZeneca não fosse mais usado no grupo. Na segunda-feira (10/5), o Metrópoles noticiou em primeira mão que uma gestante do Rio de Janeiro desenvolveu uma trombose dias depois de tomar a fórmula contra a Covid-19.

Apesar dos estados terem interrompido a vacinação em todas as grávidas, a nota da Anvisa distribuída limitou-se a sugerir a interrupção do uso da vacina AstraZeneca. A decisão não se aplica às fórmulas da Pfizer/BioNTech e da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, que também estão sendo aplicadas no país.

De acordo com a nota técnica, “a recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país”. O caso da gestante do Rio de Janeiro está sendo investigado pelas secretarias de saúde municipal, estadual e pelo Ministério da Saúde.

Durante a gestação, o risco de as mulheres desenvolverem trombose é potencializado devido às mudanças hormonais pelas quais o corpo passa. Mas até o momento, não há informações de que a vacina aumentaria as chances de eventos assim.

A formação de coágulos sanguíneos foi incluída na bula da vacina Oxford/AstraZeneca como um dos possíveis efeitos colaterais do medicamento após casos de coágulos pós-vacina terem sido relatados às agências de saúde internacionais. Eventos assim, no entanto, são considerados muito raros, quando comparados ao total de pessoas vacinadas com o imunizante.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?