metropoles.com

Entenda por que o Carnaval faz bem para o cérebro

Neurocientista explica que a festa consegue mobilizar as pessoas para experiências prazerosas. E tanto faz se você gosta ou não de folia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Ilustração mostra um lado do cérebro colorido - Metrópoles
1 de 1 Ilustração mostra um lado do cérebro colorido - Metrópoles - Foto: iStock

Boa parte dos seus últimos dias têm sido ocupada por providências ou projeções sobre como será o feriado de Carnaval? A neurocientista do Supera – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci explica que a expectativa por esse momento de festa deixa as sinapses do cérebro hiperativas independente de você fazer parte do time dos foliões ou dos que preferem descanso.

“Esta ansiedade é real e ocorre em diferentes contextos. O Carnaval é uma festa enraizada na cultura do nosso país e mexe com emoções e muitos sentimentos”, afirma Livia.

Ela lembra que, no imaginário coletivo, os quatro dias são vistos como momentos de encontros e grandes aventuras, uma oportunidade de viver histórias que ficarão guardadas na memória para sempre.

A fantasia é algo muito presente no carnaval, e por isso as lembranças são sempre fortes na memória. Em momentos como este, podemos deixar as roupas e a personalidade de todos os dias de lado e nos transformarmos em quem quisermos”, comenta a neurocientista. “Para o cérebro, a liberdade momentânea é uma grande injeção de adrenalina e criatividade”, completa.

Neurotransmissores

A especialista explica que as emoções do carnaval são explicadas pelos neurotransmissores, que são mensageiros neuronais, funcionam como carteiros que levam mensagens de uma célula a outra no cérebro.

“Quando pensamos em Carnaval, há liberação de dopamina – um hormônio do prazer e satisfação -, além de serotonina, diretamente ligada ao humor”, afirma Livia Ciacci.

Para quem é do time dos foliões, se fantasiar, cantar, dançar, brincar e até paquerar representam ações para extravasar energias e as tensões acumuladas do dia a dia. Esses momentos contribuem muito para trazer variedade de experiências para o cérebro.

Para quem é do time dos caseiros, ou daqueles que buscam viagens tranquilas, a desconectar-se é a grande vantagem. “Os benefícios do recesso para o cérebro serão proporcionais ao quanto você conseguir ficar longe das preocupações e do estresse durante esses dias”, afirma a especialista.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?