metropoles.com

Entenda por que as queixas de varizes sobem até 30% no verão

Cirurgião vascular explica quais os fatores de risco e de agravamento das varizes. O maior risco é se manter muito tempo parado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de mulher segurando lupa para ver varizes na perna - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mulher segurando lupa para ver varizes na perna - Metrópoles - Foto: Getty Images

Inchaços nas pernas, dores intensas e vasinhos que incomodam bastante esteticamente – essas são as principais reclamações de quem sofre com varizes, condição que atinge principalmente os membros inferiores. Essa é uma doença circulatória comum, que se caracteriza pela dilatação permanente e irreversível das vias superficiais. A aparência é de veias dilatadas e tortuosas, de coloração azulada ou avermelhada, que surgem ao longo da perna.

Ao contrário do que muitos pensam, essas veias não estão obstruídas, mas dilatadas. Por isso, o sangue flui mais lentamente por esses vasos, explica o cirurgião vascular e presidente da Associação Bahiana de Medicina Angiologista, César Amorim. Quem já notou o problema em outras épocas do ano, sofre mais no verão. De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as queixas desses sintomas na perna sobem de 20% a 30% durante a estação.

O médico explica que isso ocorre porque, no verão, há uma vasodilatação maior por conta do calor. Por isso, o sangue começa a circular mais lentamente. “Essa circulação mais lenta leva a uma sobrecarga da circulação venosa. Com isso, a drenagem do sangue que volta ao coração é mais lenta, e tende acumular nas extremidades, principalmente nos membros inferiores”, esclarece o médico.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?