Entenda por que as queixas de varizes sobem até 30% no verão
Cirurgião vascular explica quais os fatores de risco e de agravamento das varizes. O maior risco é se manter muito tempo parado
atualizado
Compartilhar notícia
Inchaços nas pernas, dores intensas e vasinhos que incomodam bastante esteticamente – essas são as principais reclamações de quem sofre com varizes, condição que atinge principalmente os membros inferiores. Essa é uma doença circulatória comum, que se caracteriza pela dilatação permanente e irreversível das vias superficiais. A aparência é de veias dilatadas e tortuosas, de coloração azulada ou avermelhada, que surgem ao longo da perna.
Ao contrário do que muitos pensam, essas veias não estão obstruídas, mas dilatadas. Por isso, o sangue flui mais lentamente por esses vasos, explica o cirurgião vascular e presidente da Associação Bahiana de Medicina Angiologista, César Amorim. Quem já notou o problema em outras épocas do ano, sofre mais no verão. De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as queixas desses sintomas na perna sobem de 20% a 30% durante a estação.
O médico explica que isso ocorre porque, no verão, há uma vasodilatação maior por conta do calor. Por isso, o sangue começa a circular mais lentamente. “Essa circulação mais lenta leva a uma sobrecarga da circulação venosa. Com isso, a drenagem do sangue que volta ao coração é mais lenta, e tende acumular nas extremidades, principalmente nos membros inferiores”, esclarece o médico.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.