Entenda o que são as lesões por pressão, que afetam doentes acamados
Mais de 150 mil brasileiros sofrem com ferimentos na pele devido à pressão de camas, cadeiras e outras superfícies. Saiba como tratar
atualizado
Compartilhar notícia
As lesões por pressão são ferimentos que surgem na pele devido a uma pressão prolongada do tecido humano sobre algum objeto externo, como camas, cadeiras ou outras superfícies. Esse problema afeta, por ano, mais de 150 mil brasileiros, geralmente pessoas internadas ou acamadas por longos períodos.
Os sintomas incluem dor local, além de alterações na cor e temperatura da pele, que pode ficar mais escura e quente. “Normalmente, essas feridas surgem em proeminências ósseas, que são mais expostas à pressão continuada ou ao uso de dispositivos médicos, como sondas, que não são alterados de posição”, explica Larissa Pignata, enfermeira e dermatologista do Centro Clínico Especializado em Tratamento de Feridas (Cenfe), em Brasília.
No caso de pacientes acamados, uma das principais medidas preventivas é movimentar a pessoa de tempos em tempos. A média é de duas em duas horas, especialmente pessoas muito magras, que têm os ossos mais expostos.
Fatores como edemas, pele seca, higiene precária e má alimentação podem desencadear o problema. Por isso, é fundamental uma vistoria frequente do corpo, seja ela feita pelo próprio paciente ou algum acompanhante. “No tratamento de qualquer lesão, é necessária uma avaliação pela enfermeira especialista para identificar o tipo de tecido atingido, a coloração, odor e profundidade do ferimento”, acrescenta.